Ética e Inteligência artificial

Ética é um tema de debates profundos, especialmente quando estamos falando da sua relação com a Inteligência Artificial.

Ética, por definição no dicionário é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Ou, parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. O termo ética sempre vem recheado de debate e discussões, mas hoje aqui no nosso blog queremos falar sobre a relevância de se discutir esse assunto no âmbito tecnológico.

A ética é um tópico para debate quando falamos de Inteligência Artificial.

Tecnologias tem surgido todos os dias e nos feito refletir sobre a ética nessas relações. Cada vez mais as ferramentas aprendem conosco para que o seu algoritmo seja mais eficaz e cada dia mais essas ferramentas vem substituindo o humano em demandas. Mas até que ponto isso deve ser aceitável? Até onde uma ferramenta pode nos substituir?

O ChatGPT que surgiu recentemente, reaqueceu esse tema, afinal com ele é possível criar conteúdos como ilustrações, roteiros, textos de forma personalizada. O que antes ainda era visto como um passo no futuro, hoje é uma realidade e que tem gerado polêmica. Afinal, um estudante pode hoje fazer uma pesquisa e redigir um trabalho inteiramente através desse recurso. Um redator pode delegar ao ChatGPT a criação de um texto. Um designer pode utilizar a ferramenta para criar uma ilustração. Como controlar se as entregas foram feitas pelo profissional ou pela ferramenta tecnológica?

É preciso trazer à luz que tanto o ChatGPT quanto outros recursos de Inteligência Artificial são hábeis em criar frases, por exemplo, mas não tem a construção de raciocínio lógico de um ser humano. É preciso entender como utilizar a ferramenta de forma a complementar a agilidade dela com fator humano.

À medida que a tecnologia, em especial da Inteligência Artificial avança, é preciso garantir que ela seja utilizada de maneira justa, responsável, ética e que não prejudique a sociedade de maneira geral. É claro que esses recursos tem o potencial para revolucionar o trabalho, o estudo e como as pessoas vão melhorar sua produtividade, eficiência e entregas, mas é preciso limite.

E você, já tem sua opinião formada? Já sabe como inserir a Inteligência Artificial no seu dia a dia? Nós da Evope podemos te ajudar nesse desafio. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores.