Prepare-se para o futuro

Muito se desenha sobre o futuro, mas sabemos que ele já está correndo.

O futuro é pauta de milhares de conteúdos, especialmente quando falamos do futuro do trabalho e o que esperar na Era Digital. O trabalho passa por mudanças em uma tríade, que anda lado a lado: o próprio trabalho, quem faz esse trabalho e como ele é realizado. Muito se fala, mas um ponto é unanimidade em qualquer um desses conteúdos: estar preparado é fundamental.

Hoje em especial, as discussões giram em torno da Inteligência Artificial e todas as implicações que essa tecnologia pode ter no nosso cotidiano. As previsões são de que os trabalhos no futuro sejam ainda mais movidos por tecnologias e baseados em dados. Nesse cenário, as habilidades humanas serão fundamentais para interpretação, por exemplo. Quanto mais as máquinas assumem funções mecânicas, o ser humano fica com o trabalho analítico.

Uma pesquisa elaborada pelo Center for the Future of Work, estabelecido pela Cognizant Technology Solutions trouxe 21 profissões do futuro para ficarmos de olho. O trabalho vai mudar em um futuro próximo, mas não vai sumir é o que afirmam os autores desse estudo. Veja abaixo essa lista de profissões:

  1. Detetive de dados
  2. Facilitador de T.I.
  3. Oficial de ética de sourcing
  4. Gestor de desenvolvimento de negócios de Inteligência Artificial
  5. Mestre de edge computing
  6. Walker/talker de idosos
  7. Conselheiro de compromisso de saúde (coach de saúde e bem-estar)
  8. Técnico de saúde assistida por Inteligência Artificial
  9. Analista de cybercidade
  10. Diretor de portfólio genônico
  11. Gerente de equipe humanos-máquinas
  12. Coach de bem-estar financeiro
  13. Alfaiate digital
  14. Chief trust officer
  15. Analista de quantum machine learning
  16. Guia de loja virtual
  17. Corretor de dados pessoais
  18. Curador de memórias pessoais
  19. Construtor de jornadas de realidade aumentada
  20. Controlador de estradas
  21. Oficial de diversidade genética

E além dessas profissões, é importante reforçar que as soft skills também são de relevância extrema para qualquer trabalhador que queira estar apto às mudanças constantes que passamos. Entender de resiliência, empatia, comunicação não-violenta e adaptabilidade é mandatório para qualquer área de interesse.

E como sua empresa está se preparando para o futuro? Como tem lidado com o futuro do trabalho e as ferramentas que tem sido oferecidas? Nós da Evope temos uma solução para colocar sua companhia na frente, contando com Inteligência Artificial. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e conheça mais.