Melhorando a experiência do colaborador

A experiência do colaborador impacta diretamente na produtividade da empresa

Experiência do colaborador é um assunto que cada dia mais ganha destaque. É preciso estar focado nessa gestão, uma vez que ela está diretamente ligada à produtividade da empresa. Uma pesquisa realizada em julho de 2022 pela Gallup, uma consultoria americana que mede engajamento dos profissionais pelo mundo, apontou que 60% dos profissionais estavam desconectados com seu trabalho e 19% se sentem miseráveis estando neles.

Essa é uma realidade difícil de ser encarada, mas é necessário colocar um olhar profundo nisso. A experiência do colaborador está intimamente ligada ao rendimento da companhia e envolve uma série de fatores: clima e cultura, plano de carreira, manejo do stress e ansiedade, salário, benefícios, capacitação e em especial, a liderança. Segundo o CEO da Gallup, Jon Clifton, “A solução real é simples assim: melhores líderes no local de trabalho. Os gerentes precisam ser melhores ouvintes, mentores e colaboradores.”

Ainda a mesma pesquisa da Gallup apontou o quanto o bem-estar e o engajamento são mandatórios para um bom relacionamento com o espaço de trabalho. Quando os profissionais estão engajados, eles experimentam menos stress, raiva e problemas de saúde. Do contrário, o baixo engajamento custa à economia global cerca de US$7,8 trilhões. A experiência do colaborador tem sido vista cada vez mais como uma tendência de investimento por parte das organizações. De acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner publicada em 2022, 47% dos líderes de RH entendem a experiência como prioridade.

Jon Clifton ainda afirmou que “unidades de negócios com trabalhadores engajados tem 23% mais lucro em comparação àquelas com trabalhadores que se sentem miseráveis. Além disso, equipes com trabalhadores prósperos tem absenteísmo, turnover e acidentes significativamente menores; eles também veem maior fidelidade do cliente. O ponto é: o bem-estar no trabalho não é algo contrário a agenda de ninguém. Executivos em todos os lugares devem querer que os trabalhadores do mundo prosperem. E ajudá-los começa com ouvi-los.”

As empresas que investem na melhoria da experiência do colaborador apresentam melhores resultados, são mais inovadoras e engajadoras. É uma maneira de cuidar melhor do capital humano, que reflete diretamente na melhoria contínua de produtos, serviços oferecidos e relações.

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