Rapport: entenda os benefícios que essa técnica pode te trazer

Rapport é uma técnica que vem sendo muito aplicada no mundo dos negócios

A palavra Rapport é de origem francesa (rapporter) e tem como significado trazer de volta ou criar uma relação. E esse conceito é originário da psicologia e hoje tem sido amplamente aplicado no mundo dos negócios como uma técnica para que um relacionamento seja mais próximo entre os interlocutores por meio da criação da empatia e da prática de algumas ações para conhecer e compreender o outro.

O rapport inclui fazer com que a pessoa se sinta ouvida, respeitada e gerar uma percepção de valor sobre o que você oferece: suas ideias, seus produtos. Tudo isso, de uma maneira natural que gera uma confiança e constrói um relacionamento que vai além de uma reação instantânea positiva.

Separamos aqui alguns itens que podem te ajudar a aplicar essa técnica no seu cotidiano:

  • Tenha uma boa postura: linguagem corporal, fala e estado emocional são extremamente importantes pelo estereótipo que a pessoa do outro lado julga.
  • Faça sempre contato visual: é comprovado que pessoas que não olham nos olhos são vistas com mais desconfiança
  • Aplique a técnica do espelhamento: fundamentalmente, a ideia aqui é agir como o interlocutor age – seja nos gestos, tom de voz, ritmo, entre outros.
  • Faça uma pesquisa da pessoa que está falando com você: entenda quais os seus interesses, necessidades, gostos. Assim fica mais fácil de estabelecer uma relação.
  • Chame a pessoa pelo nome: pode parecer simples, mas chamar alguém pelo nome é um sinal de respeito e cria uma conexão quase que imediata.
  • Demonstre interesse genuíno: quando uma situação é forçada é fácil de notar. Por isso, é importante que você demonstre que está interessado no seu interlocutor de forma verdadeira.

Essas são algumas dicas para que você comece a aplicar o rapport. A técnica pode trazer grandes benefícios para você e para sua empresa, tais como: o aumento de confiança, o controle do diálogo que facilita muito em uma venda, por exemplo e derruba as barreiras emocionais que afetam as decisões.

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