Inteligência artificial: amiga ou inimiga?

A inteligência artificial ganhou destaque no noticiário com o surgimento do ChatGPT e novas discussões.

Inteligência artificial é um termo que é centro de inúmeras discussões há algum tempo. Mas nas últimas semanas, com o lançamento do ChatGPT. A tecnologia foi lançada em 30 de novembro de 2022 e ganhou as atenções recentemente. A ferramenta de inteligência artificial, aberta ao público, se comporta como um mecanismo de buscas e é capaz de gerar novos conteúdos em texto como emails, poemas, textos acadêmicos, além de receber perguntas, criar imagens, estratégias de negócio, sugestões de presentes, tópicos de blog, planos de férias e resolver problemas matemáticos. São ao todo 49 funções.

Criada e desenvolvida pela OpenAI, startup de aprendizado de máquina, a ferramenta foi bem aceita de modo geral. O New York Times já o classificou como o melhor chatbot de inteligência artificial já lançado para o público em geral. Já o The Guardian afirmou que a tecnologia impressiona por seu detalhamento e similaridade com a escrita humana. E de fato o chatbot pode revolucionar uma série de atividades humanas.

Mas mesmo com o sucesso que a ferramenta tem feito, muitos questionamentos sobre os limites da inteligência artificial ressurgiram. A capacidade que o ChatGPT tem de gerar respostas para qualquer pergunta de forma tão sofisticada é muito empolgante, mas ao mesmo tempo, assustadora.

As aplicações do ChatGPT e de qualquer outra ferramenta de inteligência artificial que já existe ou que ainda está por vir são muito valiosas e tem um potencial gigantesco para agregar. Mas é importante que a cada novo lançamento seja discutido com profundidade os impactos causados: em questões éticas, de cibersegurança, proteção de dados e muitos outros.

Assim como toda novidade, o ChatGPT já tem quem o ame e quem o odeie. Afinal, o impacto da inteligência artificial é bem real. O assunto foi motivo de debate inclusive no Fórum Econômico Mundial de 2023, o que inclusive gerou a produção de um artigo sobre o tema. Nesse texto, os organizadores da conferência afirmam que a indústria e a sociedade precisam estar prontas para a tecnologia.

Não é a primeira vez que trazemos essa questão aqui no nosso blog, afinal o debate é sempre relevante. Mas sabemos que a tecnologia da inteligência artificial veio para ficar e temos que extrair o melhor dela. Por isso, nós da Evope oferecemos soluções sob medida para sua empresa, com base na IA. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e conheça melhor a nossa ferramenta.