Tendências para 2023: fique de olho!

Listamos 5 tendências para você ter em mente para o próximo ano.

As tendências para o ano que está por vir são sempre pauta nessa época. Assim como qualquer tendência, é preciso estar de olho, mas lembrando que é preciso trazer para sua realidade, para realidade da sua empresa. Por isso, nós listamos as cinco principais tendências no mundo dos negócios para 2023 para te ajudar.

Listamos as cinco principais tendências para as empresas terem como guia para 2023.
  1. Transformação digital acelerada: no próximo ano, veremos a continuação do desenvolvimento de tecnologias como Inteligência Artificial, IoT (internet of things), o blockchain, armazenamento em nuvem e 5G. Mas, além da tecnologia só como ferramenta, é preciso utilizá-las para cada dia mais quebrar barreiras: tomar decisões utilizando-as, propondo novas e criativas formas de resolver problemas, automatizando trabalhos massivos, entre outros. Tudo isso faz com que as tecnologias sejam aceleradas e aprimoradas o que nos aproxima de criar as empresas inteligentes.
  2. Manutenção de talentos: temos visto, especialmente durante a pandemia, o quanto as pessoas têm buscado trabalhar buscando trazer impacto na vida das pessoas. Isso fez muitas empresas se movimentarem na busca por um ambiente e cultura de trabalho atraentes. Ter um ambiente com oportunidades contínuas, oferecendo crescimento, aprendizado e flexibilidade, contando com diversidade e orientado para valores são pontos essenciais para manter os talentos em 2023.
  3. Experiências imersivas: não é de hoje que se aplica a máxima de que é preciso que o cliente tenha a melhor experiência acima de qualquer coisa. Mas, é preciso ir além e de fato calçar os sapatos do cliente, entendendo os processos e incômodos que afetam a vida do consumidor. E hoje, as experiências imersivas estão cada vez mais ao lado das empresas para proporcionar boas vivências para esses clientes. Hoje essa tendência é tão potente que muitas companhias estão criando cardos como diretores de experiências para que isso faça parte da estratégia de negócios.
  4. Sustentabilidade: esse ponto não é nenhuma novidade. Mas, temos visto o mundo cada vez mais preocupado com o desafio que a mudança climática tem oferecido. Hoje, investidores e consumidores têm buscado negócios com credenciais, chancelas e/ou preocupações ambientais, por isso, quem não estiver com isso no radar, certamente terá sua empresa prejudicada.
  5. Cadeia de suprimentos segura: as perspectivas globais para 2023 não são muito animadoras. Economistas apontam inflação contínua e crescimento econômico moderado. A cadeia de suprimentos será altamente impactada com preços voláteis, escassez e aumento dos custos logísticos. Por isso, é importante que as empresas mapeiem a cadeia de suprimentos e identifiquem quaisquer risco que possa surgir.

E aí, alguma dessas faz sentido para sua realidade? Se sua resposta for sim, nós da Evope podemos te ajudar a desbravar esse futuro. Quer saber como? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos especialistas.