Tipos de liderança: qual o seu?

A liderança pode ser dividida em muitos tipos, qual é o seu?

Liderança é sempre um assunto polêmico e que tem gerado uma série de debates e estudos ao longo do tempo. Antigamente acreditava-se que líderes já nasciam líderes e que poderiam ser identificados por características como uma personalidade forte, sociável, habilidades intelectuais e até mesmo, boa aparência. Essa é a conhecida Teoria dos Traços que foi dominante até os anos 40. Essa teoria caiu por terra e hoje, é sabido que liderança é sim algo que se pode adquirir por meio de hábitos, estudos e treinamentos.

Atualmente existem muitas vertentes sobre os tipos de liderança. Há quem diga que são três, outros dizem que são quatro, existem teorias diversas. Mas para conhecer os diferentes tipos de liderança, é fundamental que se entenda o que é ser líder, quais as principais características de um e como desenvolver essa habilidade.

Líderes são aquelas pessoas que influenciam positivamente a mentalidade e comportamento das pessoas próximas auxiliando na condução de tarefas, de perseguição de metas, em grupos de pessoas e seus comportamentos. Muitas vezes dentro das empresas, liderança está associada à altas funções. Mas não necessariamente isso é uma realidade. Por muitas vezes, um líder é uma pessoa que inspira quem está próximo, e colabora com o time para atingir objetivos.

Entre os estudos, os principais tipos de liderança são estes listados abaixo:

  • Liderança autocrática: aqui, o líder acredita que sua opinião tem mais peso, além de priorizar realizações no trabalho às relações humanas.
  • Liderança democrática: é aquele líder que motiva a equipe para colher resultados, além de fazer questão de dar voz e ouvir a opinião do grupo. O líder democrático não aponta culpados, mas métodos e caminhos para que os erros não se repitam.
  • Liderança liberal: esse é o tipo de líder que costuma terceirizar a divisão de tarefas e suas participações nos projetos são mínimas.

E temos algumas novas classificações listadas:

  • Liderança com base no coaching: o líder coach foca na motivação e desenvolvimento do time, através da criação de um grupo forte e capaz de executar suas estratégias.
  • Liderança situacional: é a liderança que varia entre os tipos de atuação, de acordo com os desafios enfrentados pela empresa.
  • Liderança técnica: é aquela que inspira sua equipe através dos seus conhecimentos profundos e domínio da operação do negócio. Essa pessoa lidera mostrando como se faz.
  • Liderança carismática: essa é uma das habilidades mais difíceis de serem desenvolvidas, mas uma das mais potentes. Líderes carismáticos costumam construir times eficientes e duradouros através da habilidade de encantar outras pessoas.

E você, qual tipo de liderança está exercendo sob o seu time? Como você lida com a sua equipe e entrega resultados simultaneamente? Nós da Evope podemos te ajudar a melhorar a gestão dos seus liderados através da nossa ferramenta. Quer saber como? Acesse www.evope.com.br e fale com um de nossos especialistas para nos conhecer