Turnover: um mal a ser evitado

O turnover é um fator prejudicial na produtividade de uma empresa e a gestão de RH deve repensar seu modelo no caso de altas taxas

Turnover, basicamente é um termo utilizado para especificar a rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa. É claro que dentro de uma organização, dentro de certo nível é possível afirmar que essas taxas são esperadas e mais do que isso: são interessantes e necessárias para trazer novas ideias e pontos de vista. Mas, uma vez que esses pedidos virem frequentes e quando se começa a perder muitos talentos importantes, é preciso repensar os detalhes e a operação e entender como a gestão de RH cuida desse colaborador de ponta a ponta na sua jornada.

As consequências de uma alta taxa de turnover são muitas, mas dentre elas, podemos elencar algumas principais:

  • Impacto na produtividade e satisfação dos colaboradores;
  • Impacto nos resultados da empresa e atendimento ao cliente;
  • Impacto nas finanças da empresa, tendo em vista que novos processos de seleção são muito mais caros;
  • Impacto no clima organizacional;
  • Impacto no capital intelectual da empresa.

Uma pesquisa elaborada com gestores de RH apontou que para 2023, as principais prioridades elencadas eram: aquisição e retenção de talentos (com 60%), saúde mental e bem-estar (56,7%) e cultura (com 30%). Isso se deve a uma combinação de fatores, mas as altas taxas de rotatividade e baixos níveis de engajamento tem sido um agravante dentro das empresas. Esse mesmo estudo mostrou que 53% dos gestores perceberam a rotatividade dos funcionários como um fator de preocupação para as empresas.

Os dados dessa pesquisa vão de encontro aos dados lançados em pesquisa no início do ano, feita pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half, em que era possível ver que 49% dos candidatos pretendiam mudar de emprego em 2022. E 67% dos colaboradores afirmaram ter aumentado sua expectativa para que as empresas sejam flexíveis pós-pandemia.

Portanto, é possível afirmar categoricamente o porque evitar o turnover deve ser uma meta importante para o RH das empresas e também, para seus gestores.

E você, como está cuidando do seu time? Como está sua taxa de turnover? Ela tem impactado sua produtividade? Nós da Evope podemos te ajudar a mensurar como seu time está produzindo para que você possa ter um diagnóstico efetivo da sua empresa. Quer saber mais? Acesse www.evope.com.br e fale com um de nossos especialistas.