Customer centric: um diferencial obrigatório

Ser Customer Centric deixou de ser um grande diferencial para ganhar espaço como obrigatoriedade nas empresas

Customer centric ou client centricity são termos usados para designar empresas, produtos ou serviços que tem uma cultura centralizada nos clientes. Pode soar estranho, não é mesmo? Afinal, a maior razão de ser de todas as empresas é o seu cliente, então ser Customer Centric deveria ser mandatório, certo? Nem sempre.

Hoje em dia é cada vez mais difícil trazer algum produto, serviço ou tecnologia que não tenham concorrentes. Por isso, os clientes tem a oportunidade de serem mais criteriosos na escolha das alternativas disponíveis, e a diferenciação pode ser vista na cultura Customer centric, que pode também ser chamada de clientocentrismo. Essa cultura é uma forma de colocar o cliente no centro das decisões estratégicas, táticas, técnicas e operacionais.

Uma empresa que trabalha de forma voltada ao Customer centric, tudo é realizado pensando na experiência que esse cliente vai ter e no sucesso que ele deve obter através do produto ou serviço oferecido. Colocar em prática esse conceito não é somente uma boa prática. Hoje é mais uma questão de sobrevivência.

Colocar o cliente como protagonista é mandatório atualmente.

Uma das premissas fundamentais desse movimento é compreender o usuário para poder oferecer as melhores soluções para ele, que correspondam às suas expectativas. É preciso investir para que a experiência do usuário com a sua marca/empresa seja a melhor possível, todas as ações e estratégias devem ser pensadas de uma forma que o cliente se sinta confortável com a sua marca de ponta a ponta da jornada.

Para muitos, isso pode parecer um exagero. Mas o mercado cada vez mais exige que as empresas possam se adaptar rapidamente e deixem planejamentos e iniciativas para trás no caso do consumidor indicar direções diferentes. Um estudo feito pela Infosys aponta uma relação direta entre personalização e conversão, onde 86% dos usuários apontam que um serviço exclusivo e personalizado como fator preponderante no seu processo de decisão de compra. O mesmo vale quando falamos de serviço.

Por isso, nós da Evope temos orgulho em dizer que somos Customer centric. Somos focados na evolução de pessoas e integração de times. Temos como compromisso ter um atendimento de suporte próximo, personalizado e um serviço que impacta e potencializa os resultados da sua empresa. Quer conhecer melhor nossa ferramenta? Então acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos especialistas.

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