Ambidestria: você já ouviu falar?

O termo ambidestria ganhou uma conotação para o mundo dos negócios, você já conhece?

Ambidestria é um termo no dicionário usado para definir a capacidade de ser igualmente habilidoso com ambas as partes do corpo, como por exemplo, escrever com a mão esquerda e mão direita, ou chutar uma bola com pé esquerdo e pé direito. Porém, essa definição vem sendo usada fortemente no mundo corporativo, e ganhando destaque para as empresas que já vem passando por uma jornada de transformação e de inovação.

Hoje, o termo ambidestria, ou ambidestria corporativa designa a capacidade de um negócio ou uma empresa de balancear o foco na eficiência operacional ao mesmo tempo que olha pro futuro. Ou seja: a ambidestria corporativa é a capacidade de equilibrar os pratos do dia a dia, de produzir de maneira eficiente, sem perder qualidade, e ao mesmo tempo, ter um olhar voltado para o futuro, e já trabalhar em mudanças para que a empresa se reinvente e melhore continuamente.

A ambidestria concilia a eficiência de novos modelos de negócio, processos inovadores e mudanças do mundo com o fortalecimento do modelo de negócio já existente na empresa. Mas, para que isso seja uma realidade, é necessário ter uma liderança e uma cultura organizacional com foco no crescimento sustentável e na autonomia. Somente desta forma é possível trabalhar na eficiência operacional e na inovação e criatividade, tendo as pessoas como foco.

O conceito de ambidestria é importantíssimo de ser aplicado. Afinal, a partir dele, é possível manter uma base sólida da empresa, mas dando espaço para ideias inovadoras e disruptivas que acompanhem as mudanças e transformações que o mercado exige.

A ambidestria é um conceito que vem ganhando o mundo dos negócios.

E para a aplicação da ambidestria, a questão principal é o equilíbrio: excelência na operação e inovação sendo aplicadas de maneira simultânea, mantendo o olhar para necessidades do presente, mas sem deixar de se preparar para o que vem no futuro.

A pandemia do COVID-19 trouxe muito desse olhar para muitas empresas: depois de serem pegas desprevenidas, uma vez que a situação estava melhor controlada, foi necessário aprender a manter a roda girando e se precaver com o que pode vir no futuro. Um desafio e tanto, mas que trouxe ganhos indiscutíveis para as empresas que souberam aplicar esse conceito.

E sua empresa, já está praticando a ambidestria? Vocês já estão olhando para o futuro? Se quiser uma mãozinha, nós da Evope temos a solução para te auxiliar. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores para conhecer melhor nossa ferramenta.