O tal do fit cultural

Fit cultural tem ganhado força na hora das contratações. Mas como essa pode ser uma poderosa ferramenta?

O termo fit cultural vem sendo muito utilizado e aplicado nas contratações nas companhias. A definição, segundo especialista consiste no “alinhamento de uma pessoa com os valores e propósitos de uma empresa”. Em linhas gerais, em um processo seletivo, é preciso avaliar se o candidato está de acordo com o que é esperado em termos de cultura organizacional de uma empresa.

Entre os pontos de fit cultural, é preciso estar alinhado com os valores, missão e cultura da empresa, os traços de personalidade, soft skills e o propósito de um futuro colaborador. É através dele que se identifica um profissional que certamente será um embaixador da sua marca/empresa. O colaborador com alto fit cultural é o que engaja além de motivar as pessoas que o rodeiam, além de reduzir as taxas de turnover na empresa.

Para aplicar a avaliação de fit cultural, primeiramente é necessário definir o perfil ideal de colaborador. E aqui, vale uma dica: você pode selecionar colaboradores que já estão na empresa e que são influenciadores, que se destacam, ou que tem um bom tempo de casa para responder alguns testes (existem muitos na internet, ou você pode cria-lo levando em conta o que importa para sua empresa). E a partir daí, aplicar o mesmo teste/perguntas para os candidatos e ver quanto as respostas são similares.

O fit cultural é uma avaliação que pode impactar diretamente a produtividade do seu time.

Existem muitas opções de metodologia, ferramentas e soluções tecnológicas que são específicas para avaliação de fit cultural que facilitam a análise dos perfis. E são muitos os ganhos que sua empresa pode ter com a aplicação desse método. E aqui, vamos dar destaque ao ganho de produtividade que o fit pode gerar.

Afinal, um time engajado entre si, que se sente pertencente, que acredita no propósito da empresa e trabalha por um objetivo em comum, certamente é mais produtivo. Uma empresa é um organismo vivo e dinâmico que funciona muito melhor se o time que o compõe está em sintonia.

E para entender se seu time está coeso, performando bem e produzindo de maneira satisfatória, nós da Evope temos a solução. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores para entender melhor a nossa ferramenta.