Home Office e a Fadiga do Zoom

Muito tem se falado sobre a exaustão causada pelo home office, o termo “fadiga do zoom” ganhou espaço nas discussões.

Fadiga do Zoom: certamente nos últimos tempos você ouviu esse termo. E o Zoom não é a única ferramenta em questão. Teams, Skype, Google Meets, Messenger, Facetime, WhatsApp, não importa qual foi a solução encontrada como alternativa pela sua empresa para enfrentar o distanciamento social imposto pela pandemia, mas com certeza você deve estar cansado ou cansada de alguma dessas ferramentas.

O termo “Fadiga do Zoom” tem sido utilizado para nomear o cansaço que muitos colaboradores têm experenciado por conta das intermináveis reuniões virtuais que se tornaram rotina em tempos de trabalho remoto. Um estudioso diretor do Laboratório de Stanford, Jeremy Bailenson que é professor de psicologia e comunicação afirma que “há algo de extremamente cansativo em ficar o dia todo em chamadas de vídeo”.

Segundo Bailenson, existem quatro principais motivos para a fadiga do zoom: o primeiro deles, o cansaço visual por olharmos a tela à curta distância o tempo todo, o segundo, o efeito espelho: de olharmos para nossa imagem durante as chamadas, o terceiro, a mobilidade reduzida, e por fim, a comunicação não verbal excessiva.

A fadiga do zoom tem atingido muitos colaboradores por conta do trabalho remoto.

Ao fazer uma reunião presencial com dez pessoas, por exemplo, você não consegue ficar olhando todas elas nos olhos o tempo todo ou prestar atenção no gestual de cada uma. Já em uma reunião remota, o esforço exigido é muito maior: verificar a posição que você está em relação à tela, seu tom de voz (estudos realizados por Stanford afirmam que as pessoas falam 15% mais alto no computador), prestar atenção no gestual de todos que participam do encontro, são muitos dos fatores que tem causado um cansaço excessivo dentre os colaboradores de empresas.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para minimizar o stress causado pela “fadiga do zoom”:

-Deixe os colaboradores à vontade para que liguem a câmera durante reuniões, apenas se se sentirem confortáveis;

-Conscientize seu time para que as reuniões sejam mais breves e objetivas: levem pautas bem definidas, obedeçam aos fóruns que estão sendo discutidos, obedeçam e respeitem horários;

-Estabeleça dias sem reunião para diminuir o stress gerado por estes momentos;

-Defina ao menos um dia (semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, de acordo com a sua necessidade) de encontro do time. Com o avanço da vacinação, é possível estabelecer o trabalho híbrido como uma saída para melhorar a produtividade do seu time. Falamos sobre isso aqui.

Anotou as dicas? A fadiga do zoom é um assunto sério e que deve ser tratado com muito cuidado para que essa questão não evolua para problemas maiores como ansiedade, depressão ou burnout. O cuidado com o capital humano deve ser sempre levado em primeiro lugar. E você, tem cuidado do seu time? Sabe como está a produtividade de cada um? Nós da Evope podemos te ajudar nessa questão! Acesse nosso site www.evope.com.br e conheça nossos serviços para gestão de equipes.