Trabalho híbrido: o novo normal

O trabalho híbrido vem despontando como a modalidade com maior adesão pós pandemia

O trabalho híbrido já vem sendo adotado por muitas empresas por conta da pandemia. Com o avanço da vacinação e os números de contaminados e mortes em queda, as empresas planejam o pós pandemia incluindo essa modalidade de trabalho no seu horizonte. O COVID-19 nos trouxe muitos ensinamentos e quebras de paradigmas, mas soluções “no meio do caminho” tem se mostrado como o futuro das companhias.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half apontou que 10,87% dos colaboradores gostariam que o trabalho se mantivesse 100% remoto, enquanto 70% afirmam que preferem o modelo híbrido. Os seres humanos, como seres sociais, apontam que sentem falta do convívio, da rotina e até da maior acessibilidade que o formato presencial apresenta, mas, os ganhos como menos tempo no trânsito, mais tempo em família e menos gastos pesam a balança para que se chegue em um meio de equilíbrio.

O trabalho híbrido tem despontado como a opção favorita de modelo no pós pandemia. Sua empresa está pronta para essa nova fase?

Por isso, listamos aqui alguns pontos de atenção para que você e sua empresa se atentem ao optar pelo trabalho híbrido:

  • Prepare seu time: não basta simplesmente migrar a equipe do presencial para o híbrido. O que aconteceu por conta da pandemia foi uma exceção, é preciso garantir que as equipes saibam trabalhar à distância e entendam a necessidade de em alguns dias, se fazerem presentes no espaço físico. Por isso, treine habilidades como por exemplo da autonomia e da comunicação.
  • Capacite sua liderança: os líderes são os grandes influenciadores dentro da empresa. Por isso, é preciso que eles estejam alinhados a cultura da empresa e capacitados para lidar com as diferentes adversidades que podem surgir neste modelo – é necessário que eles saibam como motivar e engajar um time, evitando problemas na comunicação e atualizando a equipe sobre o andamento dos projetos.
  • Disponibilize os materiais apropriados: para que as equipes possam trabalhar de casa ou do escritório, de acordo com a necessidade, é preciso que tenham o material apropriado para tal e que não importa de onde, tenham a estrutura para realizarem suas atividades.
  • Tenha uma atenção redobrada no bem-estar do colaborador: mais do que nunca é preciso estar atento ao estado de saúde – seja física ou mental do seu colaborador. As pessoas são a principal matéria prima de um negócio, portanto, é necessário que estejam bem para executar suas funções. Com o modelo híbrido, pode ser que o contato fique mais longe, mas é preciso que o assunto fique sempre no radar dos gestores.
  • Mantenha uma boa comunicação: o alinhamento entre um time é a peça fundamental para um modelo híbrido de sucesso. A qualidade da comunicação e a eficiência dos líderes como porta-vozes serão pontos chave para manter a empresa no rumo de seus objetivos.

E sua empresa? Optou por qual tipo de modelo de trabalho? Remoto, híbrido ou presencial? Não importa o formato você esteja trabalhando, o importante é que seu time esteja engajado, produtivo e conectado. E nós da Evope podemos te ajudar nessa missão! Acesse nosso site www.evope.com.br e saiba mais sobre como nossa ferramenta pode te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A  cresceu. Agora somos a , focados na evolução de pessoas e integração de times.