Ciclo de Melhoria Contínua

O ciclo de melhoria contínua é uma técnica que vem sendo cada dia mais utilizada nos negócios.

Ciclo de melhoria contínua, ou ciclo PDCA (plan, do, check e act ou planejar, fazer, checar e agir) é uma técnica de gestão de projetos que vem sendo aprimorada e cada vez mais usada no dia a dia das empresas. Ele consiste basicamente em identificar as falhas, ou maneiras de otimizar um processo e rapidamente corrigir rotas para eliminar problemas ou aprimorar procedimentos.

Engana-se quem acredita que essa técnica é uma tarefa de consultorias, empresas terceirizadas ou apenas dos gestores. Muito pelo contrário. Essa atividade pode (e deve!) ser feita pelo time como um todo, afinal, ninguém melhor do que quem vive o dia a dia dos projetos para apontar potenciais pontos fortes e fracos enquanto o trabalho está sendo executado.

Conhece a expressão de “trocar a roda com o carro andando”? Pois é assim que funciona esse ciclo de melhorias: através de ferramentas, e de KPIs bem estabelecidos, é possível fazer um mapeamento das oportunidades no cotidiano enquanto o trabalho é executado. Tudo isso de maneira ágil, para que as correções de rota sejam feitas sem prejudicar as entregas.

Planeje, faça, cheque e aja: o ciclo de melhoria contínua é essencial para implementar boas práticas na sua empresa.

Os quatro passos desse ciclo, podem ser definidos da seguinte maneira:

-Planejar: neste momento, é preciso estabelecer as metas, definir objetivos, escopo de trabalho de maneira detalhada especificando as práticas que serão adotadas com responsáveis, prazos e KPIs.

-Fazer: é a hora de colocar a mão na massa, implementando as ações definidas na fase de planejamento. Nesse momento, é de suma importância que os envolvidos estejam muito alinhados para executarem suas funções e tarefas.

-Checar: aqui, a intenção é conferir a execução do plano de ação, garantindo que tudo está saindo de acordo com o esperado. Neste ponto, é fundamental ter dados nas mãos, trazidos por ferramentas especializadas. A esta altura, conferir quais processos podem ser automatizados, pode ser um ganho enorme no seu projeto.

-Agir: por fim, é hora de concretizar os pontos colocados nos passos anteriores, e repetir ciclicamente os passos a fim de aprimorar cada vez mais suas entregas.

E para aprimorar seus processos, como na fase de checagem, nós da Evope podemos te ajudar! Nossa ferramenta, através da inteligência artificial, auxilia você e sua empresa a entenderem quais processos que estão sendo feitos que poderiam ser automatizados para ganho de tempo para você e seu time, aplicando a inteligência nos processos. Quer saber mais como funciona? Acesse nosso site www.evope.com.br e entre em contato conosco para conhecer nossa ferramenta!

A  cresceu. Agora somos a , focados na evolução de pessoas e integração de times.