Saúde mental: a importância de abordarmos o tema nas empresas

O tema saúde mental não é nenhuma novidade, mas tem ganhado mais fóruns de discussão por conta da urgência de sua abordagem.

Saúde mental é um tema recorrente no nosso cotidiano, mas abordar o assunto virou indispensável, especialmente em um cenário de pandemia que estamos vivendo, quase dois anos após o seu início. Dentro das empresas é fundamental que esse assunto seja debatido, que dores e desafios sejam mapeados e que soluções sejam pensadas para dar apoio psicológico aos trabalhadores.

Uma pesquisa elaborada pela empresa Kenoby trouxe dados alarmantes sobre a saúde mental dos colaboradores no Brasil. 93% dos profissionais ouvidos acreditam que falta um olhar para empresa sobre o tema. Dentro dos dados também, vemos que 67% das empresas tiveram colaboradores afastados por algum problema emocional, sendo que apenas 37,7% dispõem de benefícios voltados para saúde mental, 38,7% estudam a possibilidade de adotá-los e 23,6% ainda não tem esse tema como prioridade em um futuro próximo.

Ainda falando sobre dados de saúde mental, uma pesquisa realizada Wellbeing Diagnostic da Willis Towers Watson, nos mostra que segundo as empresas avaliadas, 83% tem o stress como problema mais crítico da força de trabalho, enquanto transtornos como depressão e ansiedade preocupam 82% e o sedentarismo, 69%. Vale lembrar também, que de acordo com a OMS, o Brasil é o segundo país mais ansioso do mundo.

Saúde mental é um tema que deve ser abordado pelas empresas obrigatoriamente como forma de cuidar dos seus colaboradores.

A indefinição entre o que é casa e o que é escritório, a exaustiva jornada de trabalho na pandemia, o stress pelas incertezas do cenário afetaram muito as pessoas. Por isso, é preciso tomar medidas significativas e colocar programas de saúde e bem-estar em prática urgentemente para que o colaborador de fato se sinta-se acolhidos e priorizado nesse momento.

Seja disponibilizando profissionais especializados para os funcionários (como psicólogos e terapeutas), investindo em comunicação, rodas de debate, campanhas, suporte da liderança para acolher os seus colaboradores, é preciso que as companhias se posicionem como um ponto de apoio nesse momento e neste cenário. Afinal, é sabido que um bom ambiente de trabalho, acolhedor que proporcione uma experiência positiva aos colaboradores afeta diretamente a confiança, o desempenho, a produtividade e a retenção do quadro.

É preciso lembrar que as pessoas são o recurso mais valioso e que fazem a engrenagem das empresas girarem, por isso é preciso ter responsabilidade para gerenciá-las. E nós da Evope queremos reforçar isso! Nossa ferramenta trabalha focada em evolução de pessoas e integração de times. Acesse nosso site www.evope.com.br e conheça melhor!