Aprendizagem contínua

Aprendizagem contínua é um conceito que vem ganhando força nos últimos tempos.

Aprendizagem contínua é uma das habilidades que vem sendo mais requisitada na atualidade. Estamos vivenciando um dos períodos de maiores (e mais rápidas!) transições na história. A Era do Mundo BANI (FANI em português – frágil, ansioso, não linear e incompreensivo), vem nos tirando da zona de conforto e fazendo com que a necessidade de aprender se renove sempre. E essas características foram reforçadas nesse período de pandemia.

Esqueça aquele ideal de escola, faculdade e trabalho – e talvez uma pós-graduação no meio do caminho – como um ciclo fechado. Por um bom tempo, não havia mudanças significativas e por isso os aprendizados da faculdade, por exemplo, seriam usados pela vida toda. Hoje, a necessidade é de aprender constantemente faz com que esse caminho não tenha uma linearidade. Muitas empresas inclusive têm implantado a cultura de aprendizagem contínua internamente, trazendo o aprendizado para o centro das discussões nas companhias, desta forma, os colaboradores se mantêm atualizados, preparados e compatíveis com o mercado, tornando a instituição mais competitiva e inovadora. Segundo ua pesquisa da Josh Bersin, empresas que alimentam o desejo de aprender nos seus colaboradores, tem cerca de 30% mais chances de serem líderes de mercado.

Aprendizagem contínua virou uma necessidade nos tempos de rápidas transformações que estamos vivenciando. Você já estabeleceu essa cultura?

O acesso a informações, cursos de curta duração, palestras, lives, workshops que foi intensificado durante a pandemia, veio para ficar. Temos hoje a uma curta distância, a poucos cliques de nós, o alcance a conhecimento de forma mais fácil. Hoje, você pode fazer um curso apenas para conhecer sobre o assunto e não necessariamente virar um especialista. Você pode pagar um preço muito em conta – ou por vezes nem pagar – para ter ouvir grandes nomes do mercado falando sobre determinado tema. Ao mesmo tempo que a necessidade de aprendizagem contínua se acelerou, a maneira como atingi-la, também seguiu o mesmo caminho.

E você, sabe como está o desenvolvimento do seu time e como eles estão performando? Para te ajudar a fazer um mergulho profundo e trazer um diagnóstico sobre os seus colaboradores, nós da PerfTracker podemos te auxiliar! Acesse nosso site www.perftracker.com.br e fale com um de nossos consultores para entender melhor como funciona a nossa ferramenta.