Como está a saúde mental do seu time?

O tema saúde mental nunca foi tão falado, mas você sabe como está o seu time?

Saúde mental virou um dos temas de maior importância nesse contexto de pandemia. Já se passaram quase dois anos desse momento que estamos vivenciando e além dos cuidados com o vírus, faz-se extremamente necessário entendermos como o COVID-19 tem afetado as pessoas e consequentemente, profissionais nas empresas. Ainda é difícil saber a longo prazo quais os impactos que essa crise vai gerar na população, mas sabemos que esse tema terá que ser muito abordado. Impactos financeiros na família, pessoas que ficaram doentes ou que perderam entes queridos por conta do novo coronavírus. Ainda tem aquela parcela da população que tem sofrido com o isolamento social, tendo que se afastar de atividades prazerosas, se privando do convívio social ou até mesmo experenciando um acúmulo de funções causado pela pandemia.

É preciso refletir sobre a saúde mental dos colaboradores e trazer o assunto para uma discussão. As empresas precisam entender que nem todos enfrentam a mesma realidade e que é preciso ter consciência do momento delicado que enfrentamos e que empatia é a palavra do momento para lidar seja com os colaboradores, seja com os clientes. Afinal, é preciso lembrar o tempo todo de que todos os CNPJs, são compostos de CPFs, ou seja – as empresas são compostas por pessoas.

Saúde mental é um tema que tem sido amplamente abordado, especialmente nos tempos que vivemos. Você sabe como está a saúde mental do seu time?

Para aquecer o debate, trouxemos alguns dados revelados por uma pesquisa feita pelas empresas Opinion Box e Vittude que ouviram mais de duas mil pessoas:

  • 41% afirmaram que durante o período experenciaram um medo intenso de que alguém próximo ficasse doente ou morresse.
  • 33% disseram que tiveram insônia e os mesmos 33% afirmaram terem tido crises de ansiedade, enquanto 31% relataram ter ficado mais nervoso que o normal.
  • Em paralelo, 65% concordaram com a afirmativa de que passou a valorizar mais tempo que passa com a família, e 59% concordaram que esse período de pandemia está sendo importante para repensar escolhas da vida.
  • A mesma pesquisa mostrou que as pessoas adotaram algumas novas práticas para cuidarem de sua saúde mental, sendo as principais: 35% se afastaram de noticiários, 28% estão fazendo cursos e aprendendo novas coisas, 26% estão fazendo atividades físicas.
  • Com relação aos cuidados com a saúde mental, 62% dos entrevistados afirmaram que passaram a entender mais a importância desse cuidado.
  • Quando o assunto é trabalho, 29% da amostra da pesquisa afirmou que sua produtividade piorou, 44% relataram que o ânimo e disposição pioraram e 32% disseram que sua criatividade e foco pioraram.
  • Um outro dado relevante é que 21% dos entrevistados relataram que a empresa que trabalha não está nada preocupada com a saúde mental dos seus colaboradores.

São muitos os dados para pensar e debater internamente na sua empresa sobre saúde mental. É preciso fazer um exercício e oferecer iniciativas de modo que possamos incentivar as boas práticas nesse sentido. Seja com conteúdos voltados ao assunto em comunicações internas, seja com profissionais à disposição para atendimento, palestras, workshops, rodas de conversa, incentivo à terapia – não importa. O que vale é trazer à tona o assunto e voltar a atenção para essa questão. Um time saudável mentalmente, produz mais e melhor.

E para ajudar a gerir a sua equipe e entender como está a produtividade para ter um melhor acompanhamento do time, nós da PerfTracker podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe de consultores através do nosso site www.perftracker.com.br e conheça nossas soluções.