Equilíbrio: a fórmula de um milhão de dólares

A busca pelo equilíbrio na vida pessoal e profissional é uma pauta de muita relevância e impacta diretamente na produtividade

Equilíbrio: substantivo masculino. Posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios. Condição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam se compensam, anulando-se mutuamente. Mas e no dia a dia? O que é equilíbrio? Essa deve ser a pergunta de um milhão de dólares. Com a correria do cotidiano, pressão do trabalho, a imposição de manter tudo correndo bem na família, as vezes parece irreal conseguir manter a vida pessoal e profissional em equilíbrio. Porém, é exatamente aí que o equilíbrio deve falar mais alto: quanto mais equilibrada sua vida em todos seus aspectos, mas fácil de lidar com o turbilhão que acontece no nosso cotidiano. Capcioso, não é?

É preciso criar estratégias para separar os diversos aspectos da vida. Mas sabemos o quanto pode ser difícil. Tanto que, segundo uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Randstad, 81% dos brasileiros querem que a vida dentro e fora do trabalho tenha mais equilíbrio. Se formos comparar com a média global que é de 67%, estamos bem acima. Esse “despertar” das pessoas, potencializado pela pandemia, está sendo chamado de great enlightenment (a grande iluminação) e mostra que sim, é importante performar bem no trabalho, fazer cursos e capacitações, mas também é fundamental ter seu momento de lazer com família e amigos.

A busca pelo equilíbrio é uma constante no nosso dia a dia.

Listamos abaixo alguns pontos que podem te ajudar a manter esse tão sonhado equilíbrio:

  • Quando encerrar o expediente, termine ele de fato: evite trazer seus problemas do escritório para a família, delimite o espaço de onde é trabalho e onde é lazer (mesmo que seu trabalho seja em casa).
  • Não trabalhe além do expediente: sabemos que as vezes é inevitável, mas não torne isso uma rotina.
  • Não ignore férias, feriados e descansos: use esses dias. Evite por exemplo a prática de vender suas férias. Esse descanso é preciso, necessário e não devem ser ignorados.
  • Aprenda a fazer pausas: não importa qual estratégia você vai utilizar (aplicativos, planner, despertador, o que quer que seja), mas é preciso parar pois isso ajuda na sua produtividade inclusive. Se você está em casa: aproveite e brinque com seu pet, faça uma meditação. Se estiver no escritório: vale aquele café com colegas, sair da sua mesa e caminhar um pouco.
  • Utilize a agenda: seja um planner, seja por meio de um app, não importa. Sua agenda pode ser uma forte aliada nesse sentido.
  • Imponha limites:  estabeleça horário, canais de comunicação. Só assim você vai conseguir iniciar esse equilíbrio.
  • Use seus momentos de folga para você: você gosta de pintura? De artesanato, de ler livros? Então aproveite quando estiver com esses momentos de descanso para fazer algo que você goste.
  • Viva o momento: seja no seu trabalho, seja com a sua família, seja no seu lazer. Esteja presente e viva o momento. Você verá a diferença na sua produtividade.

Anotou as dicas? Pensando no equilíbrio, nós da Evope temos uma ferramenta que pode ser muito importante no seu cotidiano para gerir seu time. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores para conhecer melhor nossa solução.