Modelo híbrido: vem aí a nova onda?

O modelo híbrido de trabalho tem ganhado força e sendo implantado em muitas empresas

Modelo híbrido é o que vem sendo apontado como a nova onda no que diz respeito ao formato de trabalho nas empresas. Com o declínio do índice de contágio do COVID-19, aumento dos índices de vacinação, muitas empresas têm decidido por esse cenário. Nem 100% presencial, nem 100% remoto: agora o híbrido é a bola da vez.

Temos visto grandes empresas trabalharem com o modelo híbrido. Em sua grande maioria, elas pedem que os colaboradores estejam presencialmente trabalhando 1, 2 ou até 3 vezes na semana. Mas é importante frisar que nesse novo momento, os colaboradores querem ter uma experiência renovada, mais participativa e com as interações presenciais.

Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil e pelo PageGroup com 289 executivos e 663 colaboradores no início de 2022 apontou preferências e expectativas das pessoas quanto a retomada presencial. Listamos abaixo alguns dados importantes trazidos pela pesquisa:

  • O melhor modelo para maximizar a produtividade dos colaboradores é o modelo híbrido com 1 ou 2 vezes na semana no escritório para 46% dos executivos e 40% dos colaboradores.
  • Entre as gerações, os que preferem o home office são 20% dos baby boomers, 22% da geração X, 28% da geração Y e 64% da geração Z.
  • Com relação a gênero, as mulheres em sua maioria preferem o modelo remoto 78% e homens são 59%.

Um outro apontamento desta vez realizado pelo Runrun.it, constatou que em uma entrevista de 203 pessoas, 75,2% apontam que preferem o modelo híbrido para trabalhar. O resultado se deu por muitos motivos, entre eles, a adaptação ao trabalho remoto, vantagens econômicas e o aumento de produtividade para alguns em ambientes remotos.

A Microsoft divulgou um relatório denominado Grandes Expectativas, onde 50% dos líderes globais afirmaram que suas empresas pretendem voltar ao formato presencial nos próximos 12 meses. Enquanto isso, o mesmo relatório mostrou que 52% dos colaboradores demonstram estar mais alinhados com um modelo híbrido ou a permanência no remoto.

É inegável dizer que o home office trouxe muitos ganhos e que muitas empresas se surpreenderam com o rendimento e produtividade dos seus colaboradores. Mas, por outro lado, muitas companhias têm se queixado da falta de interação e convívio entre o time, o que acaba refletindo diretamente na cultura da empresa. E isso claro, tem sido motivo de polêmica. Existem os dois lados com prós e contras, é preciso entender qual faz mais sentido para sua empresa.

E na sua empresa, como tem sido? Qual tem sido sua opção? Não importa se o modelo é híbrido, presencial ou remoto, o que importa é ter a melhor solução para gerenciar o seu time. E nós da Evope podemos te ajudar! Acesse nosso site www.evope.com.br para conhecer nossa ferramenta.