Setembro amarelo: precisamos falar sobre isso

O setembro amarelo é um mês de conscientização que precisa ser abordado.

Setembro amarelo é uma campanha mundialmente conhecida para prevenção do suicídio e promoção da saúde mental. Ela foi inspirada na história de Mike Emme, um jovem que cometeu suicídio em 1994, aos 17 anos nos Estados Unidos. Mike tinha um carro amarelo, e no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para motivar e acolher pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

Aqui no Brasil, a campanha do setembro amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Para que seja possível ter uma dimensão desse problema, basta conhecer alguns dados divulgados pela OMS: segundo o órgão, em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, número esse que supera as vítimas de câncer de mama, homicídio, HIV, entre outras doenças.

Os dados são alarmantes e trazem uma dura realidade de um problema de saúde pública. Tendo isso em vista, as empresas precisam entender que tem um papel relevante para ajudar na conscientização dessa questão. O ambiente corporativo deve ser um ponto de apoio e o RH precisa estar vigilante na identificação do problema e da saúde mental dos seus colaboradores. Elencamos abaixo algumas ações fundamentais nesse movimento:

  • Promova uma cultura organizacional humanizada: é primordial manter um ambiente que saiba acolher, servir como suporte e ter uma conduta baseada na diversidade e cuidando das pessoas.
  • Aborde os temas sem rodeio: sabemos que falar sobre suicídio pode ser delicado, mas busque tratar o tema de forma clara.
  • Propicie momentos para discussões e treinamentos: a informação é a melhor maneira de trabalhar na prevenção. Crie um ambiente saudável para que as pessoas se sintam seguras para dividirem o que estão passando.
  • Deixe claro o suporte e o apoio: líderes e o RH devem ter um canal aberto para que os colaboradores possam se sentir confortáveis em buscá-los em caso de necessidade.

É importante frisar que o cuidado com a saúde mental com os colaboradores não deve ser restrito ao setembro amarelo. É preciso estar atento e próximo do seu colaborador durante todo ano.

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