Autoconhecimento: como praticar?

Sabemos que o autoconhecimento é uma habilidade indispensável para o nosso sucesso, mas como praticar?

Já falamos aqui no nosso blog antes, sobre a importância do autoconhecimento, se lembra? Mas de nada adianta saber do conceito, sem coloca-lo na prática.

O autoconhecimento é fundamental para o nosso desenvolvimento, tanto profissional quanto profissional. Mas como praticar isso?
O autoconhecimento é fundamental para o nosso desenvolvimento, tanto profissional quanto profissional. Mas como praticar isso?

Para te ajudar, listamos abaixo, alguns exercícios para te ajudar a desenvolver o autoconhecimento:

  • Faça perguntas para você mesmo: questione-se o tempo todo sobre o que te faz feliz, o porque você reagiu de tal maneira em cima de alguma situação, o que você realmente deseja, onde você precisa melhorar. Essas questões te farão refletir e te deixar mais consciente de si.
  • Tenha ajuda: o processo para se conhecer além de lento, pode ser muito difícil. Talvez você tenha que lidar com questões que te incomodam, ou que podem te deixar ansioso. Uma ajuda externa pode ser de extrema importância nesse momento: um psicólogo ou um coach podem te direcionar e te ajudar a enfrentar esse seu desenvolvimento.
  • Aprenda a se escutar: aquela história de ouvir a nossa intuição pode parecer besteira, não é? Mas aprenda a se escutar. Claro que ouvir a opinião dos outros é importante e sempre muito válido, mas se a opinião alheia for muito diferente da sua, e te fizer questionar a maneira como agir e etc, se escute e faça o que achar que deve.
  • Seja grato: calma, não queremos que você seja aquelas pessoas que ficam nas redes sociais colocando legenda de foto com #gratidão. Aqui, nos referimos à gratidão de maneira a enxergar as pequenas coisas. Quando estamos focados em um objetivo maior, esquecemos de ver as pequenas conquistas que temos no caminho. Ou em um momento de um grande problema, fica difícil reparar nas coisas boas que estão do nosso lado. Aprenda a perceber isso e seja grato por essas pequenas vitórias no cotidiano.
  • Mindfulness: já falamos no nosso blog sobre essa prática, está lembrado? Quando você medita, pratica ioga, ou alguma atividade que entre em contato com sua mente, onde você está com a atenção 100% voltada para isso, você certamente estará desenvolvendo seu autoconhecimento.
  • Tire um tempo para você: vá assistir aquele filme sozinho no cinema, tire um dia para cuidar do cabelo, das unhas, se dê de presente uma massagem. Compre algo que você deseja muito, vá naquele seu restaurante preferido. Pequenas coisas como essas podem te ajudar nesse seu processo. Além disso, ficar off-line certamente vai te ajudar a entrar em contato com o seu eu.

Anotou todas as dicas direitinho? Você se conhecendo melhor, será uma pessoa mais empática, mais feliz, motivada e certamente mais produtiva. E se quiser aquela forcinha para sua produtividade, nós da PerfTracker podemos te ajudar! Saiba mais em www.perftracker.com.br.

A  cresceu. Agora somos a , focados na evolução de pessoas e integração de times.