Autoconhecimento: pedra fundamental

O autoconhecimento é uma habilidade que não é desenvolvida de uma hora para outra, mas porque ela é tão importante?

A palavra autoconhecimento, consta no dicionário com o seguinte significado: conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações, etc que caracterizam o indivíduo por si próprio.

Parece um conceito simples, não é? Mas não se engane! O autoconhecimento é um processo longo, que demanda tempo e reflexão.

A maneira como você se comporta e reage a situações é controlada essencialmente pela sua mente, e conseguir identificar os processos e compreende-los é fundamental para que sua vida seja mais equilibrada em todos os aspectos: pessoalmente, profissionalmente, financeiramente, etc.

O autoconhecimento faz parte das habilidades fundamentais que são exigidas hoje. Mas você sabe porque isso é tão importante?
O autoconhecimento faz parte das habilidades fundamentais que são exigidas hoje. Mas você sabe porque isso é tão importante?

Ter consciência do que se passa na sua cabeça e como isso afeta a sua vida, te faz conhecedor das suas forças e fraquezas e te mantém focado, por exemplo, no desenvolvimento da sua carreira. Sabendo quais hábitos e pensamentos que são ruins para você, te ajuda a administra-los para que eles sejam menos frequentes e tenham menos poder.

Além de ser um benefício para você, o seu autoconhecimento, também afeta quem está ao seu redor. Uma pesquisa elaborada na Associação de Psicologia Americana com alguns estudantes universitários, mostrou que quanto mais autoconhecimento os estudantes mostraram, mais empáticos eles eram. E já falamos por aqui antes sobre a importância da empatia, lembra?

Profissionalmente dizendo, ao praticar o autoconhecimento, você certamente será uma pessoa mais motivada e saberá se está exercendo uma atividade que realmente gosta: se o seu perfil está adequado para a empresa que você trabalha, ou quer trabalhar, quais são os pontos que você valoriza dentro de uma companhia, se você está feliz na sua atividade atual, entre tantos outros questionamentos que podem surgir.

E pra você que quer trabalhar mais motivado, com uma equipe motivada, nós da PerfTracker podemos te ajudar! Quer saber como? Acesse www.perftracker.com.br e confira nossas funcionalidades.

A  cresceu. Agora somos a , focados na evolução de pessoas e integração de times.