Home Office: um mergulho nos dados mais atuais

O home office foi a modalidade de trabalho mandatória durante a pandemia. Mas e agora, pós-pandemia? Como está o cenário?

O home office, que era até então uma tímida forma de trabalho, ganhou o mundo com a chegada da pandemia de COVID-19 em março de 2020. De lá para cá, essa alternativa ganhou muita popularidade e a adaptabilidade das empresas e colaboradores, fez com que essa muitos lugares adotassem esse como único formato de trabalho, afinal o home office vai além de uma necessidade temporária e apresenta benefícios significativos tanto para funcionários quanto para companhias.

O home office que era uma urgência na época da pandemia trouxe benefícios inquestionáveis para empresa e colaborador.

Vamos entender isso através de dados?

  • Uma pesquisa realizada pela startup Deel, junto com a empresa Momentive, que entrevistou 700 pessoas de 86 países apontou que para 91% dos entrevistados, o trabalho em casa ajudou a superar barreiras profissionais.
  • A mesma pesquisa mostrou que para 58% das pessoas houve um aumento de salário e de produtividade para 51%.
  • Segundo a pesquisa, no Brasil, a produtividade saltou de 56 para 76%, com destaque no aumento do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Os entrevistados apontaram que a mudança para o remoto permitiu que 64% dos participantes ampliassem suas economias, com um recorte de 58% para o Brasil.  Para 35% dos colaboradores, as mudanças trouxeram seu “emprego dos sonhos”.
  • 53% das pessoas afirmaram que o home office trouxe 53% de maior flexibilidade e otimizou atividades em casa.
  • 30% dos participantes da entrevista afirmaram que passar a viajar mais com a possibilidade de trabalhar remotamente.
  • Para finalizar essa pesquisa, cerca de 39% dos participantes se mudaram para perto de família ou amigos, 21% economizaram em moradia e 14% foram para cidades que sempre sonharam.
  • Em uma outra pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em 2021 21,6% das empresas observaram aumento da produtividade dos colaboradores e aumentou em 2022 para cerca de 30%
  • A mesma pesquisa da FGV mostra que as empresas reportaram 23% de aumento médio na produtividade em 2022.
  • Ainda, dados levantados em nosso banco, entre vários clientes, nos mostraram que colaboradores em home office tem uma média de aproveitamento na sua jornada de 75,5%, enquanto os que trabalham presencialmente estão na média de 65%. Quando o assunto é a média de horas trabalhadas ativamente por dia, em um cenário in loco falamos de 5,9 horas/dia, enquanto o home office aponta que os colaboradores trabalharam 6,5 horas/dia.

Podemos afirmar, com base neste pool de dados, que o home office oferece uma série de benefícios para colaboradores e para empresas. Aumento de produtividade, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, satisfação dos funcionários e redução de custos são algumas das vantagens dessa modalidade de trabalho. Mas, é importante frisarmos também que existem desafios como a necessidade de uma boa gestão de tempo, manutenção de uma comunicação eficaz e um ambiente de trabalho adequado.

E sua empresa, ainda está resistente a esse modelo? Os dados nos mostram o quanto ele é efetivo, mas, para que seja eficaz a jornada de trabalho em casa precisa ser acompanhada de perto. E nós da Evope estamos preparados para te ajudar nesse momento. Quer saber mais? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos especialistas.