Inovação como rotina

Inovação mais do que nunca não pode ser tratado como um assunto apartado do cotidiano da sua empresa

Inovação é um tema amplamente debatido, abordado e estudado, certo? Mas você já parou para pensar que esse tema não pode ser discutido de uma forma segmentada na sua empresa? Vamos te explicar o porquê no decorrer desse artigo.

Inovar virou um sinônimo de obrigação no mundo em que vivemos, mas que não pode ficar restrito a um departamento específico. Já pensou no quanto pode ser ruim ter um time focado em inovação que pode trazer alguma proposta que está descolada da realidade da sua companhia? Ou ter um time que não abrace a sugestão de melhoria, pois está muito ocupado com as demandas cotidianas?

Por isso, é de suma importância que as empresas deem sim espaço para a inovação, mas colocando isso como hábito no dia a dia. Exercitando essa prática, certamente sua empresa terá importantes ganhos, seja com uma inovação totalmente disruptiva, seja com uma inovação incremental em algum processo que já é feito.

Esse não é um processo fácil. Envolver toda empresa nesse movimento requer uma mudança importante de hábito e mindset. Por isso, confira aqui algumas dicas que listamos abaixo de algumas maneiras de levar a inovação para o time como um todo:

  • Para a execução de um projeto, pense em formar times diversos: em faixa etária, sexo, etnia etc. e, em incluir pessoas de times diferentes para compor soluções.
  • Estimule que o se time se capacite: hoje, com a grande disponibilidade de cursos, palestras e workshops online e gratuitos, não existe mais desculpa para não haver capacitação. Encoraje e estimule seu time a se capacitar com cursos diversos, e dando preferência para aqueles que não fazem parte do escopo
  • Promova capacitações e debates: traga a inovação para debate. Seja com um especialista, seja para debater um case interno, não importa – o importante é envolver a equipe e fazê-los pensar de forma diferente.
  • Fuja do cotidiano: pode ser com uma atividade fora das paredes do escritório (ou do home office), com uma dinâmica diferente, uma proposta de relaxamento, um dia de trabalho em grupo presencial. Não importa como, mas é importante que você tenha um momento para fugir da rotina, eles podem ser valiosíssimos para insights.
  • Reconheça: um time que sabe que tem reconhecimento por trazer novas ideias e propostas, certamente será mais inclinado a fazê-lo.

Trazer a inovação no cotidiano da sua empresa pode trazer ganhos valiosíssimos para as equipes e mudanças importantes nas empresas. E seu time, está inovando como? Se precisar de uma forcinha, nós da Evope podemos te ajudar! Acesse nosso site www.evope.com.br e agende um papo com um de nossos consultores para entender melhor nossa ferramenta e como podemos somar na sua companhia.