Learnability: uma nova necessidade

O termo learnability tem ganhado espaço nas empresas

Learnability é um termo em inglês que deriva da junção das palavras learn+ability (aprender e habilidade). Em uma tradução para o português, o learnability é a capacidade de aprender – uma das principais habilidades que o mundo atual demanda: seja em termos pessoais, de desenvolvimento humano, seja na carreira.

Já falamos anteriormente aqui no nosso blog sobre o conceito de lifelong learning, ou de aprendizagem contínua, que nos tira de atitude passiva e nos coloca em uma posição de ação, que é primordial para potencializar nossa learnability.

Com a velocidade em que recebemos as informações hoje, estar em constante modo de aprendizado – seja de habilidades técnicas ou de soft skills é mandatório. As competências estruturais podem já não ser mais o suficiente. O mundo atual é definido com conhecimentos múltiplos e ágeis. Learnability é buscar inovação, ter a capacidade de executar ações rapidamente e com foco, atendendo as mais diversas demandas com os novos aprendizados.

Durante a pandemia de COVID-19, sentimos de maneira muito aflorada o quanto tudo pode mudar rapidamente e que precisamos estar preparados para essas mudanças. O período foi um grande laboratório para pessoas e empresas se desenvolverem. Muitos aproveitaram o cenário para rever processos, capacitar os times e dar um boost no aprendizado corporativo, o que tornou a lernability não mais uma tendência, mas sim, uma exigência dos tempos pós-pandemia que vem despontando no horizonte.

Segundo a HSM, plataforma de educação corporativa, durante a pandemia, foi percebido um aumento na procura por treinamentos corporativos, mas também do mercado business to consumer. Foram registrados aumentos significativos na busca pelos cursos de pós -graduação e nos cursos de curta duração.

Learnability entende-se como a capacidade de aprender.

Não existe um momento certo de se qualificar, de aprender ou de se especializar. Todo momento é certo. O agora é o momento certo, uma vez que o mundo está em constante atualização e se faz necessário acompanhar.

Mas, se você ainda não pensou nesse tema, com a aproximação de um novo início de ano, que tal tirar do papel os planos de aprender mais e se desenvolver? Que tal colocar essa meta para sua equipe para que vocês possam construir juntos essa jornada? Certamente a produtividade do seu time vai surpreender! E nessa caminhada, conte conosco da Evope! Evoluir pessoas e times através decisões potencializadas é o nosso objetivo. Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores.