As soft skills tem sido cada vez mais importante para destacar os profissionais, você sabe o porque desta relevância?
Soft skill é um termo em inglês que em sua tradução literal significa competência. Mas o termo vai muito além dessa tradução, ele é designado para elencar habilidades que envolvem a personalidade e o comportamento de determinado indivíduo. Pode-se dizer que estas habilidades são particulares, uma vez que elas podem nascer com a pessoa, ou serem desenvolvidas de acordo com experiências, cultura, criação e educação de cada um, entre muitos outros fatores.
As soft skills também estão relacionadas à forma de interagir com o ambiente e com as pessoas, afetando diretamente os relacionamentos no ambiente corporativo, e por consequência a produtividade do time. Por mais difícil que seja avaliar este tipo de competência, e mesmo elas não sendo adquiridas com capacitação técnica, é cada dia mais comum elas serem exigidas no ambiente corporativo.
Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, com mais e mais concorrentes às vagas com novas especializações, certificados mil, as soft skills se tornam cada vez mais uma vantagem competitiva na hora de fazer uma contratação, afinal, se todos estão na mesma base de conhecimento, a empresa certamente irá optar por aquele candidato que tenha mais chances de se adaptar e agregar ao time.
A transformação que temos vivido diariamente, especialmente por causa da tecnologia, da inteligência artificial, faz cada vez mais necessário o desenvolvimento de habilidades que não possam ser executadas por um robô, como por exemplo, saber tomar decisões e gerir pessoas e este tipo de ação, passa com certeza por ter as soft skills muito bem enraizadas.
Listamos abaixo algumas das soft skills mais solicitadas pelo mercado:
- Boa
comunicação: sempre que existe
a interação entre pessoas, essa é uma habilidade que é bem vista. Entender com
clareza a mensagem que está sendo passada, evita grandes dores de cabeça. Para
uma pessoa no cargo de gestão, é mais importante ainda – se expressar de
maneira clara e passar a ideia correta para seus subordinados. - Colaboração: derivada e andando lado a lado da boa comunicação, a
colaboração é basicamente a capacidade de duas ou mais pessoas de trabalharem
juntas para atingirem um objetivo em comum. A junção de diferentes competências
que podem contribuir em conjunto, faz com que qualquer time seja mais
produtivo. - Bom
relacionamento: não só dentro
das empresas, mas em qualquer ambiente, o bom relacionamento interpessoal é
fundamental. Mas dentro de uma companhia, onde muitas pessoas estão envolvidas
em projetos pelo mesmo objetivo, se torna ainda mais importante. A sinergia de
um time tem grandes impactos nos resultados. - Equilíbrio
emocional: nem sempre é fácil trabalhar
sob pressão. Existem momentos tensos, de stress, onde os prazos são curtos, os
clientes demandam demais, o chefe não ajuda, além de outros problemas de cunho
pessoal que podem surgir, muitas situações que colocam a prova a nossa
habilidade de mantermos a calma e de saber agir de maneira racional. Neste
momento, o equilíbrio emocional faz a diferença para que estes agravantes não
atrapalhem os relacionamentos ou o rendimento no trabalho. E com isso, a
capacidade de trabalhar sob pressão vai sendo também desenvolvida. - Flexibilidade: ser flexível está certamente entre as principais
habilidades que devemos ter desenvolvidas. Com um mercado tão rápido como o que
temos hoje, saber se reinventar e se adaptar às novas demandas, faz com que os
profissionais sejam cada vez mais valorizados.
Parece muita coisa, não é mesmo? Mas calma, essas habilidades podem ser treinadas para te ajudar a seguir mais longe. Conceitos como autoconhecimento e empatia são pedras fundamentais para ter esse diferencial competitivo de mercado, e que podem te ajudar a melhorar a produtividade. E para apoiar e medir o quanto seus colaboradores estão sendo eficazes e produtivos, nós da Evope temos a ferramenta que vai mudar a maneira como você enxerga o seu cotidiano no trabalho.