Inteligência Artificial e a Redução da Jornada de Trabalho

Inteligência artificial e o futuro do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Muito já foi falado sobre a Inteligência Artificial e a relação da otimização do trabalho. Um assunto latente também é a redução nos dias da jornada de trabalho, que inclusive já abordamos bastante aqui no nosso blog. Mas, essa semana, o assunto ganhou destaque novamente após o CEO da JPMorgan, Jamie Dimon, afirmar em uma entrevista para o New York Bloomberg TV que “Seus filhos viverão até os 100 anos e não terão câncer por causa da tecnologia […] E eles provavelmente trabalharão três dias e meio por semana.”

Com a ajuda da Inteligência Artificial, tarefas repetitivas que antes exigiam horas de trabalho humano podem agora ser realizadas de forma eficiente e precisa por máquinas e algoritmos. Isso permite que as empresas aumentem sua produtividade e reduzam seus custos, ao mesmo tempo em que liberam seus funcionários para atividades mais criativas e intelectualmente desafiadoras.

A IA também está tornando o trabalho mais flexível e acessível. Com a capacidade de processar grandes volumes de dados e fornecer insights em tempo real, a IA permite que as empresas adotem modelos de trabalho remoto e horários flexíveis. Isso significa que os funcionários não precisam mais estar fisicamente presentes no escritório o tempo todo, o que pode levar a uma jornada de trabalho mais curta e a uma melhor conciliação entre trabalho e vida pessoal. A Inteligência Artificial tem o potencial de aliviar essa pressão, permitindo que as pessoas trabalhem de maneira mais eficiente e tenham mais tempo para descansar e se recuperar. Com a automação de tarefas, os funcionários podem reduzir sua carga de trabalho sem sacrificar a produtividade.

Inteligência artificial pode colaborar com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal possibilitando mais produtividade e jornadas reduzidas.

Jamie Dimon em sua entrevista ainda afirmou que a IA é usada já por milhares de funcionários em bancos (usando seu segmento como exemplo específico) e que provavelmente trará melhoras dramáticas na qualidade de vida dos trabalhadores, mesmo que elimine alguns trabalhos. Ele coloca então uma atenção especial no assunto “A tecnologia fez coisas incríveis pela humanidade, mas, sabe como é, os aviões caem, os produtos farmacêuticos são mal utilizados – há aspectos negativos […] O maior ponto negativo, na minha opinião, é IA sendo usada por pessoas más para fazer coisas ruins.” O CEO afirma que a Inteligência Artificial pode substituir alguns empregos, mas esse sempre foi o caso de novas tecnologias.

Tanto que, o banco sediado em Nova York anunciou a criação de 3500 vagas relacionadas a IA entre fevereiro e abril. Dimon ainda dedicou uma seção inteira à IA em sua carta aos acionistas esse ano, destacando os esforços que a empresa tem feito na utilização da tecnologia que ele disse ser uma necessidade absoluta.

Com a mudança e automação, temos a oportunidade de repensar a forma como organizamos nosso trabalho. Em vez de simplesmente eliminar empregos, a IA pode ser usada para criar empregos mais significativos e enriquecedores. À medida que as tarefas rotineiras são automatizadas, os trabalhadores podem dedicar mais tempo a atividades que requerem habilidades humanas exclusivas, como criatividade, empatia e resolução de problemas complexos.

A inteligência artificial está desempenhando um papel fundamental na transformação do mundo do trabalho. Ao automatizar tarefas, oferecer flexibilidade e melhorar a eficiência, a IA está pavimentando o caminho para uma jornada de trabalho mais curta e um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. E sua empresa, já está preparada para esse novo momento? Entre em contato conosco e descubra como a Evope pode te ajudar nessa jornada. Acesse nosso site www.evope.com.br