Como está seu desenvolvimento profissional?

Desenvolvimento profissional é um tema que precisa ser protagonista de nossas vidas.

Entende-se como desenvolvimento profissional qualquer movimento de aprendizado e evolução para aprimoramento das habilidades aplicáveis no trabalho. Isso inclui cursos, treinamentos, projetos, programas de liderança e por que não: momentos para você mesmo. É importante lembrarmos que esse é um movimento contínuo e que não tem fim. O desenvolvimento profissional te ajuda nas suas atividades e aumenta as oportunidades na carreira.

O desenvolvimento profissional está ligado de maneira muito estreita ao desenvolvimento pessoal, pois um aspecto está intimamente ligado ao outro. O âmbito pessoal pode ajudar na melhora de capacidades profissionais como lidar com a ansiedade, o stress, a comunicação, resolução e conflitos, além de que é sempre importante reforçarmos: só estamos bem profissionalmente, quando estamos bem com o nosso lado íntimo e pessoal, não é?

No quesito do desenvolvimento profissional, as empresas têm sim um papel importante nessa evolução, mas essa não é uma responsabilidade exclusiva. A empresa pode (e deve) apoiar o desenvolvimento de habilidades através de cursos, treinamentos, mentorias, consolidação de um plano de carreira, valorização de autonomia, estímulo de trabalho em grupo, fomentar um ambiente de aprendizado e estabelecer metas nesse sentido.

Desenvolvimento profissional é um tema que precisa ser protagonista de nossas vidas.

Hoje, o mercado exige cada vez mais dos profissionais. Não basta ter um currículo com formação técnica superespecializada (isso importa também, claro), mas é preciso ter conhecimento generalista, é preciso ter autoconhecimento, boa comunicação, inteligência emocional, ser resiliente, ético e saber propor ideias inovadoras.

O desenvolvimento profissional é de suma importância para manter-se no mercado e é importante frisar que mesmo se você já ocupa um cargo que era o seu objetivo, nem por isso quer dizer que você já tem todo conhecimento necessário e não precisa buscar oportunidades de desenvolver, aprimorar ou adquirir novas habilidades e competências. Essa é uma obrigação para quem deseja ter uma carreira de sucesso, ainda mais em um cenário onde o mercado está em constante mudança, é preciso acompanhar: precisamos mudar e nos adaptar o tempo todo.

Por parte das companhias, é papel também investir e incentivar que seus funcionários busquem esse conhecimento e que não se acomodem no cargo que ocupam. O resultado disso são profissionais mais competentes, mais preparados e mais motivados.

E sua empresa, tem investido no desenvolvimento dos seus colaboradores? Como tem sido feita a gestão da sua equipe? Nós da Evope podemos te ajudar a acompanhar seu time de perto para poder estimular esse crescimento de maneira contínua! Quer saber como? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos especialistas.