Segurança da Informação: mais do que importante. Necessário.

No mundo que vivemos, a segurança da informação virou um tema primordial.

Segurança da informação, por definição, é o termo que usamos para nos referimos à defesa de dados e práticas que asseguram que informações sigilosas possam ser acessadas apenas pelas partes interessadas sejam elas físicas, eletrônicas ou em qualquer outro formato. Para garantir que a informação fique apenas na posse de quem é devido, um conjunto de processos e metodologias são concebidos e implementados para proteger os dados, essa é a famosa segurança da informação.

A segurança da informação é uma aliada fundamental das empresas atualmente, pois com ela, é possível evitar que qualquer um distribua de maneira indevida qualquer informação que seja sigilosa da empresa como por exemplo, faturamento, receita, margem de lucro, etc.

Nos tempos em que vivemos, onde a informação é ouro, em que temos dados disponíveis a um clique de distância, protegê-los fica cada vez mais complexo e necessário. Porque qualquer informação sigilosa que caia na rede, algum dado falso ou qualquer tipo de exposição podem trazer dores de cabeça gigantescas.

Segurança da informação nunca foi tão importante.

Podemos dizer que a segurança da informação está dividida em três pilares que em inglês recebem o nome de CIA (confidentiality, integrity and availability):

  • Confidencialidade: esse pilar tem o objetivo de garantir que a informação não seja disponibilizada para pessoas, entidades ou processos que não sejam autorizados.
  • Integridade: esse segundo pilar tem como propósito assegurar que os dados não sejam modificados de modo não autorizado ou não rastreado
  • Disponibilidade: os dados que atendam seu propósito devem estar disponíveis quando necessário. Ou seja, devem ser possíveis de acessar para entender se estão funcionando corretamente.

Um outro ponto muito relevante quando falamos de dados é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que entrou em vigor em 2020. Essa lei impõe que as pessoas trabalhem com dados de maneira segura, transparente e respeitando a privacidade e a proteção de dados pessoais. E empresas que não respeitem essa lei podem ter multas de até R$50 milhões.

E aqui na Evope, segurança da informação é um tópico de primeira necessidade. Trabalhamos de maneira para garantir que os dados da sua empresa estejam sempre seguros em primeiro lugar. Quer saber mais sobre a nossa ferramenta? Acesse nosso site www.evope.com.br e converse com um de nossos especialistas.