Propósito: o rei de tudo!

O termo propósito existe há muito, mas ganhou relevância nos últimos tempos.

Propósito no dicionário tem por definição: intenção (de fazer algo); projeto, desígnio. Aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito. O famoso ex-Beatle George Harrison já cantava “If you don’t know where you’re going, any road will take you there”, que em português podemos traduzir para “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho vai te levar para lá” o que nos traz uma reflexão muito importante sobre a definição do seu propósito.

A intenção deste artigo não é te fazer definir seu propósito de vida nestas poucas linhas, afinal não existe uma fórmula mágica para isso. Mas queremos te auxiliar com provocações para que você possa traçar sua rota. Definir um propósito é sim, saber onde se quer chegar, mas além disso, entender a energia necessária para atingir esse objetivo porque muitas vezes o caminho não é o mais fácil.

Hoje em dia, temos ouvido muito falar no termo propósito, ainda mais no momento que estamos vivendo. É preciso criar um significado para o que fazemos no cotidiano, seja na nossa vida pessoal, seja na vida profissional. Trabalhar por exemplo em uma empresa que tenha alinhamento com o seu propósito de vida, certamente vai te fazer trabalhar mais estimulado e produzir mais.

Reunimos aqui alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de definir seus objetivos:

  • Defina alguns princípios que você julga coerentes e que fazem sentido para sua vida.
  • Conheça suas habilidades e também suas fraquezas.
  • Reflita sobre o que te faz feliz, o que faz seus olhos brilharem.
  • Busque inspiração – em ídolos, pessoas próximas, familiares – para te ajudar nesse mergulho
  • Estude – o conhecimento gera repertório para que você possa descobrir um propósito que nem imaginava anteriormente.
  • Use o autoconhecimento como sua pedra fundamental – não é possível definir sua meta, seu objetivo, seu propósito se você não se conhecer e se entender.

Se você ainda não identificou seu propósito, é importante que comece a refletir sobre isso, porque se você tem este assunto bem definido na sua vida, os desafios impostos nesse caminho ficam mais fáceis de serem superados. E não esqueça: ter bons aliados e ferramentas trabalhando para chegar no seu objetivo, é fundamental. Por isso nós da PerfTracker queremos estar ao seu lado nessa jornada. Vamos juntos? Acesse nosso site www.perftracker.com.br, entre em contato com um de nossos consultores para marcar um papo.