Planejamento é bom… e a gente gosta!

O planejamento de 2021 é um desafio e tanto, afinal: o que fazer se tudo der errado como esse ano?

O planejamento sempre foi um item fundamental para as empresas, segundo dados do IBGE, quase metade das empresas fecham nos seus primeiros anos por não planejar. Com o ano terminando, os business plan são desenhados para colocar as metas da companhia para os próximos 365 dias que vem pela frente.

Mas depois da vivência que tivemos em 2020, onde todos os planos e desenhos de meta foram por água abaixo, como é possível não se perder nesse planjemanto? Como fazer com que metas sejam estabelecidas, mas que caso o cenário mude drasticamente, possamos adapta-las mais facilmente?

Neste sentido, a metodologia ágil pode ser de grande valia, para que as empresas desenvolvam soluções eficientes e dinâmicas, permitindo que as equipes estejam preparadas para a mudança sempre que necessário, especialmente em cenários incertos como o que estamos vivendo.

O planejamento é fundamental para todas as empresas.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas para ajudar a construir o seu planejamento de forma ágil:

  • Tenha uma visão macro do seu objetivo: faça perguntas como “o que queremos construir” para que você tenha sempre em mente qual seu foco, além de nortear o tempo e o recurso necessários
  • Analise: identifique quais as premissas do planejamento, quais as restrições que você tem e o que é prioridade.
  • Defina responsabilidades: saber os papéis e responsabilidades do time é fundamental para o bom andamento do planejamento, porém é preciso que todos tenham também uma versão macro do objetivo estabelecido para que possam correr atrás do mesmo foco.
  • Faça cálculos: estime custos, recursos e tempo que cada etapa do seu planejamento vai precisar, essa fase também auxilia na visão de quais tarefas estão interligadas. Fazer um mapa macro pode ser de grande valia para identificar os pontos críticos.
  • Pense em entregas que sejam funcionais: falando sobre métodos ágeis, é preciso que o planejamento esteja envolto em processos com entregas funcionais, que agreguem valor para os interessados e que sejam acordadas com antecedência. Dê preferência a entregas por etapas, pois assim fica mais fácil mudar a rota se necessário.
  • Faça uma validação do planejamento: envolva seu time de modo que se observe se os objetivos da empresa estão sendo seguidos, se os prazos são possíveis de serem cumpridos para que tudo possa ser executado da maneira mais realista possível. E importante: ouça o que seu time tem a dizer! Se não for possível fazer uma entrega no tempo estipulado, reveja o seu planejamento.
  • Aplique a melhoria contínua: como já citamos anteriormente, vimos que os cenários estão mudando muito rápido. Assim sendo, na execução de um planejamento, pode ser que em seis meses o seu planejamento do ano todo já não tenha mais o mesmo sentido do que antes. Portanto, foque em melhorias e adaptações contínuas, com o fio condutor sendo o seu objetivo macro.

E  para que você possa ter uma gestão ágil de sua equipe 2021, conte com a nossa ferramenta para gestão da sua equipe! Quer saber mais? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e converse com um de nossos consultores para conhecer todas as nossas funcionalidades!