Agenda: a melhor amiga da produtividade

A produtividade é um assunto que está em alta, mas como a agenda pode ser nossa aliada nesse percurso?

A produtividade é um assunto que ganhou um foco muito grande no período de quarentena. Funcionários experimentando muitas vezes pela primeira vez o formato de home office fez com que os índices de produtividade fossem fortemente afetados: para mais ou para menos. Um resultado este, multifatorial. Quando os índices pendem para cima, podemos de alguma forma relacionar com a autocobrança, necessidade do colaborador de provar que está sim trabalhando e com o medo de que a crise que veio junto com o COVID, pudesse afetar o seu emprego. Ou também, pelo ganho de tempo e qualidade de vida por estar mais em casa e com a família que acompanhou o isolamento. Por outro lado, a queda de produção pode ser resultado da ansiedade e da preocupação dado ao momento ou, por uma questão de autogestão, que nunca foi tão necessária como hoje.

Muitos colaboradores nunca tinham experimentado essa autonomia e ainda estão se adaptando a este novo momento, por isso, uma velha conhecida ganhou protagonismo: a agenda! Sim, aquela mesmo que te acompanha desde os tempos de escola. Ela foi repaginada e ganhou muitos formatos diferentes: pode ser de papel, pode ser digital, dentro de algum email, em um aplicativo, ferramenta, pode vir em forma de planner, de organizador de tarefas, tanto faz, o objetivo é sempre o mesmo – manter uma organização das suas tarefas e compromissos para que você se mantenha produtivo e faça suas atividades renderem.

High angle view image of a working desk. Open laptop on the desk with a planner calendar on the screen. Business concept photo, close up

Pensando nessa grande aliada, separamos aqui algumas dicas para te ajudar a explorar essa ferramenta da melhor maneira:

  • Coloque tudo na agenda: sabe aquele trabalho que vai levar meia horinha só? Então, ele deve estar na agenda sim! Procure reservar um tempo para cada um dos seus afazeres. Caso contrário, pequenas ocorrências do cotidiano podem te atrasar.
  • Comunique sobre sua agenda: seja para o seu time, seja para o seu gestor. As pessoas que trabalham com você precisam saber os horários que você estará ocupado para poderem te acessar em momentos oportunos e programar as reuniões, entregas etc. que possam ter em conjunto com você.
  • Dê espaço entre os compromissos: agendar um compromisso colado no outro é um erro. Primeiro porque muitas vezes alguma reunião atrasa, algum compromisso se estende mais do que você planejava. E porque é preciso fazer uma pausa de vez em quando para sua saúde. Se você atrasa em uma reunião, ou demora um pouco mais para fazer sua pausa e tem um outro compromisso logo na sequência, sua organização com a agenda já “vira um bolo de neve” em atrasos e desorganização.
  • Respeite o que estiver agendado: de nada adianta fazer um planejamento se você não respeita-lo de fato. É claro que no início é uma adaptação e que as vezes é necessário ter um jogo de cintura por alguma demanda fora de ora ou urgente. Mas saiba priorizar e manter sua agenda como um guia de organização.

Pode parecer difícil manter essa organização, mas uma vez que isso entrar no seu fluxo e no seu cotidiano, certamente sua produtividade será outra. E se precisar de uma ajuda para medir como está a sua produtividade e do seu time, nós da PerfTracker podemos te ajudar. Acesse: www.perftracker.com.br e saiba mais sobre a nossa ferramenta.