A maratona de autoconhecimento

O autoconhecimento virou a palavra da moda durante a quarentena, vamos entender mais sobre esse conceito?

Autoconhecimento, segundo a psicologia significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Essa prática faz com que a pessoa consiga ter controle sobre suas emoções, independente de sua natureza: positivas ou não. Esse controle pode ser uma ferramenta importantíssima para evitar que sentimentos ruins e/ou problemas atrapalhem seu cotidiano, eles podem ser no fim uma resolução produtiva e consciente de qualquer intercorrência.

Durante a pandemia fomos bombardeados por esse termo, que acabou virando moda, afinal o confinamento nos fez conviver muito tempo com nós mesmos. Mas a “jornada” do autoconhecimento que vem sido tão comentada, é sim um recurso bem importante para enfrentarmos o momento que estamos vivendo, afinal ele pode ser a chave para lidar com desafios: superar situações e emoções adversas passam diretamente pela clareza que temos da nossa personalidade e nossas atitudes.

O autoconhecimento é uma ferramenta fundamental na vida pessoal e profissional.

Sermos conscientes de quem somos, os nossos pontos fracos, fortes, qual o nosso propósito, e a reflexão de nossos hábitos fazem com que possamos desenvolver nosso máximo potencial e assim conseguimos ser mais realizados. Conhecer aspectos importantes da nossa individualidade ajudam a reforçar atitudes que nos levem ao que de fato nos faz feliz. E através do autoconhecimento fica mais fácil traçar metas e objetivos para nossa vida.

Existem diversas maneiras de alcançar o autoconhecimento: terapia, meditação, cursos, coaching, yoga, não importa. Qualquer uma das formas escolhidas vai demandar muita paciência, consciência, concentração e dedicação da sua parte. Essa é uma habilidade que não é facilmente adquirida, mas com certeza vale o exercício.

A pandemia vai passar, mas o autoconhecimento é um ganho para toda sua vida. Você já começou essa jornada? Ela pode ser um processo que vai te ajudar (e muito!) também no âmbito profissional, especialmente para líderes e gestores. Ao conhecer a si mesmo, o líder desenvolve a compreensão e a empatia para com o outro mais facilmente, o autoconhecimento aumenta nossa capacidade de entendimento sobre quem somos e quem lideramos, fazendo com que seja mais fácil estimular a equipe.

E se você está precisando de uma ferramenta para gerir a sua equipe da melhor maneira, nós da PerfTracker podemos te ajudar. O nosso software facilita a gestão do seu time, onde quer que ele esteja. Entenda melhor o comportamento de cada colaborador para extrair o melhor que cada um tenha a oferecer para sua empresa. Ficou interessado? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e converse com um de nossos consultores para mais informações.