Lições do COVID-19

Como a quarentena em razão do COVID-19 nos trouxe valiosas lições

A COVID-19 chegou no Brasil em meados de março deste ano, mas o vírus já era um conhecido de outros países do mundo todo antes disso. Quarentena, isolamento social, medidas de higiene e limpeza por todos os lados, comércio fechado em milhares de cidades pelo mundo, de um dia para o outro, fomos obrigados a nos adaptar numa realidade completamente diferente do que estamos acostumados.

E no nosso cotidiano, na rotina de trabalho, muito mudou também. De repente fomos obrigados a sair dos escritórios, de perto dos clientes e temos que produzir da mesma maneira, afinal, no momento que estamos, ficar parado não é uma opção! Agora temos que fazer reuniões online, com várias pessoas espalhadas por aí, temos que lidar com o conflito entre vida pessoal x profissional durante o expediente, temos que ter uma estrutura mínima para manter os processos rodando, são momentos de adaptações.

Com a pandemia do COVID-19 podemos tirar lições valiosas.

Mas o intuito deste artigo não é trazer lamentos ou pensar somente na problemática. Assim como toda crise, o COVID-19 pode sim trazer um lado bom, com lições valiosas no nosso cotidiano e no nosso expediente. E para te ajudar a ver o “copo meio cheio”, listamos abaixo alguns aprendizados que vamos tirar desse período conturbado, falando da rotina de trabalho:

· O tempo é precioso: aquelas horas que passamos no trânsito, no transporte público, de repente viraram tempo para gastarmos com nós mesmos e com a família. Então, quando a quarentena acabar, que tal considerar modificar um pouco o cotidiano? Adotar uma jornada de trabalho mais flexível?

· Organização é fundamental: ter o dia planejado, por mais que possam ter intercorrências, e alguns planos mudem, é muito importante ter uma organização e fazer planos e metas do que será necessário fazer no dia. Obedecer o horário de expediente também é necessário e imprescindível.

· Autonomia no trabalho é importante: por mais que seja importante haver uma hierarquia e que a liderança seja um instrumento essencial no dia a dia de uma empresa, ter equipes com autonomia, faz com que as operações possam fluir de uma maneira mais tranquila. Além disso, a confiança nos liderados é um fator chave, para que, mesmo de casa, o líder tenha a certeza de que a equipe está fazendo suas atividades devidas.

· É preciso ter cuidado com o ambiente de trabalho: certamente durante este tempo em casa você já testou alguns locais para trabalhar, certo? Mas se os locais escolhidos não forem adequados, além da sua produtividade ser mais baixa – por conta de interrupções, por exemplo – você pode sentir as consequências a longo prazo se o ambiente não for minimamente ergonômico.

· A infraestrutura é aliada da produtividade: ter uma boa conexão de internet, um computador que responda às suas exigências diárias, telefone, se for seu caso, entre outros, é extremamente importante neste momento, afinal estes são subsídios para que você não seja interrompido e que seu trabalho flua normalmente.

· É importante ter cuidado com a saúde mental: saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física. Em tempos de ansiedade, burnout, depressão, é de extrema relevância que você foque o cuidado nesta área também. E em momentos de crise como o que enfrentamos, isso torna-se primordial: cuide-se, se informe, mas sem ficar “bitolado” no assunto, procure fontes confiáveis e aprenda a se desligar.

· A saúde física não deve ser deixada de lado: em momentos como este, vimos o quanto as atividades físicas colaboram com o nosso bem-estar. Ter um tempo do seu dia, ou da sua semana, reservado para prática, te ajudam a manter a saúde.

· O Home Office é sim, possível: o último item, não menos importante, é para levantarmos a importância dessa modalidade de trabalho. O Home Office que muitas empresas ainda têm receio de implantar pode ser, e é, muito produtivo e funciona! Com o ferramental certo, com estrutura e uma equipe bem direcionada, a modalidade que tem se tornado tendência pelo mundo todo (e isso, antes da pandemia ser assunto), é sim possível de ser implantada e produzir muito.

E para implantar o Home Office de maneira saudável para sua empresa, nós da PerfTracker, podemos te ajudar! Nossa ferramenta oferece recursos para liderar sua equipe onde quer que ela esteja alocada. Quer saber mais? Acesse o site www.perftracker.com.br e fale com um de nossos consultores. E durante a quarentena, estamos oferecendo licenças gratuitas para fazer nossa parte e colaborar com as empresas!

A  cresceu. Agora somos a , focados na evolução de pessoas e integração de times.