Tecnologia 5G: como ela pode impactar a produtividade?

A tecnologia 5G promete mudar a maneira que usamos a internet, mas você sabe o que esperar?

A tecnologia 5G estreou no Reino Unido, já funciona na Coreia do Sul e em algumas partes dos Estados Unidos. As grandes fabricantes como Samsung, Xiaomi, LG, Motorola e entre outras, já começaram a adaptar seus equipamentos para receber essa inovação que vem pedindo licença.

Hoje, a tecnologia que temos disponível aqui no Brasil, o 4G, nos permite conectar  facilmente com as pessoas. A promessa do 5G é ampliar essas conexões com tudo que nos rodeia, e elevar o patamar de conectividade a um outro grau. Temos em nossas mãos hoje, na velocidade 4G, uma conexão de cerca de 1Gbps por segundo, a tecnologia 5G terá a capacidade de nos oferecer uma velocidade padrão de 20Gps por segundo, dá pra imaginar a diferença?

Segundo levantamento do The Wall Street Journal, uma playlist de 1 hora de duração por exemplo, que no 3G leva cerca de 7 minutos para ser baixada, no 4G leva mais ou menos 20 segundos, vai levar apenas 0,6 segundos com o 5G a nosso serviço. A capacidade de resposta a uma rede ou a uma solicitação, a chamada latência, será um fator essencial para receber e enviar dados de maneira quase que espontânea. Além disso, a vida útil da bateria da maioria dos aparelhos será otimizada. Isso porque a tecnologia 5G, mais uma vez, trará maior rapidez na resposta.

Mais uma das facilidades que essa tecnologia vai nos trazer, é uma maior cobertura, isso se dá porque o 5G permite que mais aparelhos estejam conectados ao mesmo tempo, o que vai reduzir o gargalo existente em aglomerações, por exemplo. Eventos como shows, festivais, entre outros, terão uma cobertura melhor uma vez que o 5G pode suportar simultaneamente mais de 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

Segundo a agência da ONU, a União Internacional de Telecomunicações, que é especializada em tecnologias de informação e comunicação, essa nova estrutura pode oferecer um suporte diferenciado às cidades inteligentes, pode aumentar a usabilidade da realidade virtual, além de uma série de trabalhos e armazenamento remotos.

Isso nos remete ao conceito que é conhecido como IOT, internet of things, ou internet das coisas, que se refere à interconexão digital de objetos do nosso dia a dia que são capazes de reunir e transmitir dados, trabalhando de maneira inteligente e conjunta. Passamos pela era dos computadores que utilizam a internet, pela era das pessoas que utilizam da internet e agora estamos prestes a iniciar a era dos objetos que usam a internet a seu serviço. Eles foram criados para entender nosso comportamento e facilitar nosso cotidiano, automatizando as tarefas e ajudando na tomada de decisões.

tecnologia 5g e suas conexões
A tecnologia 5G promete modificar a maneira como nos relacionamos, e você sabe o que isso significa?

Vale frisar aqui, que mesmo com a chegada do 5G, o 4G não vai desaparecer. E aqui no Brasil, ainda vamos esperar um pouco para ter essa tecnologia implantada. O processo de licitação está previsto para março de 2020, este modelo foi anunciado em abril deste ano (2019) pela Anatel e ainda deverá ser submetido a uma consulta pública para vigorar.

Parece uma eternidade não é mesmo? Mas você já pode se preparar para essa mudança de paradigma, que vai automatizar suas tarefas cotidianas no trabalho, e certamente, aumentar sua produtividade. A tecnologia 5G vai melhorar facilitar muito a conexão entre os colaboradores que fazem home office, por exemplo, uma prática que tem ganhado muito espaço dentro das empresas. E sua empresa, já adota o trabalho remoto? Nós da PerfTracker somos facilitadores dessa nova modalidade de trabalho. Quer saber como? Acesse nosso site: www.perftracker.com.br e fale com um de nossos consultores.