Educação ambiental: aplicar dentro das empresas?

Todos nós sabemos que os cuidados com o meio ambiente são urgentes. Mas como podemos aplicar mudanças na cultura da companhia?

Diariamente somos bombardeados por notícias que dizem respeito ao meio ambiente. Já ficou muito claro, que não temos outra opção que não seja colaborar de todas as maneiras que forem possíveis para amenizar as consequências do aquecimento do planeta, que já temos vivenciado no nosso cotidiano.

E dentro do nosso ambiente de trabalho, pequenas mudanças pessoais, ou da empresa como um todo, podem fazer sim, muita diferença para o meio ambiente. Porém, essas atitudes que podem ser tomadas, não devem vir sozinhas, e sim com a educação ambiental implementada na cultura organizacional.

Educação ambiental se define segundo a Lei Brasileira número 9.795/1999, no artigo 1˚ como: “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

Essa Lei tem como objetivo desenvolver a percepção integrada do meio ambiente nas suas relações ecológicas, psicológicas, legais, políticas, sociais, econômicas, científicas e culturais, de maneira individual e/ou coletiva, como valor incluso na cidadania.

A educação ambiental traz uma transformação mais profunda e embasada dentro das companhias. Por exemplo, se você obrigar o seu funcionário, que nunca tinha feito isso antes, a reciclar os copinhos que ele usa durante o expediente, sem saber qual o real  significado disso, de nada vai adiantar. Ao chegar em casa, ele vai jogar esses mesmos copinhos no lixo comum, e ensinar seus filhos a fazerem o mesmo, sem uma mudança efetiva de comportamento.

A questão ambiental nós já sabemos que é urgente. Mas como aplicar o conceito de educação ambiental dentro das empresas?
A questão ambiental nós já sabemos que é urgente. Mas como aplicar o conceito de educação ambiental dentro das empresas?

Muitos dos problemas que as empresas enfrentam nos quesitos ambientais que podem parecer muito complicados, ou impossíveis de solucionar, podem ser resolvidos de maneira muito mais fácil, se a equipe for treinada para pensar de um modo mais colaborativo ao ambiente.

A empresa que quer se comprometer com o ecossistema deve utilizar de métodos que tenham como objetivo ensinar algo novo e construtivo para os seus colaboradores, que podem incluir material didático/pedagógico e que possam ser adotados com eficácia e adaptados à rotina da organização com simplicidade e baixos custos. A transformação do pensamento deve vir do CEO até o funcionário que trabalha na fábrica. Deve-se alinhar as pessoas aos princípios defendidos pela empresa e exigidos pelo mundo, no comprometimento com o meio ambiente.

Quando direcionada para os colaboradores especificamente, a educação ambiental pode ser realizada através de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) que pode incluir cursos, palestras e até consultorias especializadas nessas questões. Além disso, os funcionários devem conhecer os indicadores ambientais com os quais a companhia trabalha e se baliza.

Listamos abaixo algumas atitudes que podem ser tomadas pensando na educação ambiental:

  1. Estabeleça metas ambientais para sua empresa: não importa quais sejam elas, podem ser das menores como por exemplo diminuir o consumo de materiais como plástico e papel no escritório, até as maiores, como reduzir as emissões de gases, deixe claro aos seus colaboradores quais metas vocês pretendem atingir e engaje seu time para que ele faça parte dessa mudança.
  2. Desenvolva um plano estratégico que leve em conta o ambiente: assim como todo plano estratégico, o ambiental deve levar em conta um grande diagnóstico dos processos da empresa como um todo, identifique quais os problemas, quais as ações que devem ser tomadas e busque as alternativas para efetivar isso. Otimize os processos, aplique novas tecnologias conforme necessário.
  3. Faça parcerias: como já citamos acima, existem muitas consultorias que são especializadas em sustentabilidade. Além delas, considere utilizar fornecedores que sejam mais sustentáveis, pense em fazer parceria com ONGs que possam recolher o lixo da sua empresa e separa-lo, entre outras opções.
  4. Dê continuidade ao que for feito: de nada adianta tomar a atitude de mobilizar os colaboradores, fazer mudanças dentro da empresa, se isso não for levado a diante. Se algum aspecto não está funcionando, reveja e crie melhorias, mas não pare os projetos que estão sendo desenvolvidos.

Com uma equipe consciente, fica mais fácil rever processos, realizar manutenções e promover ações internas e/ou com a comunidade. Além de proporcionar um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida, mais seguro, amigável, com valores e agradável.

Crie hábitos saudáveis para seus colaboradores, engaje eles para que tenham voz ativa e possam mudar o cotidiano da sua empresa de uma maneira mais saudável e desta forma, para que possamos fazer a diferença no nosso planeta.

Uma das atitudes que interferem na questão ambiental, é o trabalho remoto, e nós já falamos dele aqui no blog, lembra? E se essa for uma das soluções que sua empresa quer adotar, entre em contato conosco. A PerfTracker tem a solução ideal para você gerenciar seus colaboradores que adotam o teletrabalho. Acesse www.perftracker.com.br e saiba como podemos te ajudar!