O Futuro do Mercado de Trabalho

Já sabemos que o mercado de trabalho tem sofrido grandes alterações na maneira que o conhecemos, e como podemos nos preparar para esse futuro?

Estudos nos apontam que, 65% das crianças que estão entrando hoje no ensino fundamental (que tem por volta de seis ou sete anos), vão trabalhar em uma função totalmente nova, uma profissão que não existe atualmente no mercado de trabalho. Isso se dá muito por influência da tecnologia, que impactam diretamente na força de trabalho.

Hoje, grande parte das mudanças no mercado de trabalho são relacionadas à redução dos custos, e a automatização das tarefas, que vem respaldadas pelas novas tecnologias. Atividades que tem como demanda processamento de dados, repetição e procura por padrões, são as que mais tendem a desaparecer, a serem substituídas por robôs, por exemplo.

Por outro lado, as máquinas não tem a capacidade de superar as habilidades humanas como percepção, inteligência social e criatividade. Com isso, podemos afirmar que a integração entre humanos e a inteligência artificial vai ser usual no nosso cotidiano.

O mercado de trabalho está em constante renovação, e você, sabe o que esperar e como se preparar para o que está por vir?
O mercado de trabalho está em constante renovação, e você, sabe o que esperar e como se preparar para o que está por vir?

Uma pesquisa feita pela consultoria Roland Berger estima que teremos nos próximos 20 anos a escassez de cerca de 200 milhões de trabalhadores qualificados no mundo. Em uma fábrica de smartphones, por exemplo, um técnico vai deixar de passar o dia encaixando uma peça para monta-lo e vai passar a se concentrar em tarefas mais estratégicas e no controle de projetos.

O Brasil ainda tem muito que evoluir em relação às atividades automatizadas, ainda são poucas as empresas que adotam a inteligência artificial em seu dia a dia. Mas isso é uma questão de tempo para acontecer.

E o profissional precisa estar aberto a essas mudanças, ter flexibilidade e disposição para aprender e se adaptar a estes novos processos. E além disso, claro se especializar e manter-se atualizado sempre, frente a um mercado que está sempre se reinventando.

E sua empresa, já está dentro dessa nova realidade de trabalho? Não? Então entre em contato conosco. A PerfTracker pode te ajudar a fazer uma ponte com o futuro! Acesse: www.perftracker.com.br

 

 

 

A  cresceu. Agora somos a , focados na evolução de pessoas e integração de times.