Resiliência: sobrevivendo às adversidades

Uma das características mais importantes que não está no nosso currículo hoje, é a resiliência.

Resiliência segundo o dicionário é: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. É sabido que ser resilente é fundamental para sobrevivermos e crescermos, mas o que significa ser resiliente?

A resiliência é uma habilidade que não está no currículo, mas hoje, ela é mais importante do que qualquer conhecimento que temos.
A resiliência é uma habilidade que não está no currículo, mas hoje, ela é mais importante do que qualquer conhecimento que temos.

A resiliência tem relação com a capacidade que temos de nos adaptarmos, de sermos flexíveis e ao mesmo tempo nos mantermos firmes e estruturados diante de situações difíceis e estressantes, sem ceder às pressões. Essa característica pode ser sim desenvolvida, não precisamos nascer com a habilidade de sermos resilientes.

Algumas atitudes podem te ajudar a trabalhar sua resiliência:

  • Tenha um propósito para suas atividades: lembre-se sempre do que você tem como objetivo ou meta e o porquê você está ali e tem que superar mais um obstáculo.
  • Seja otimista: ver a vida de maneira, de forma mais leve é fundamental para seu bem estar.
  • Se conheça: entenda quais são seus pontos fortes e fracos para saber como resolver os problemas através das suas habilidades.
  • Tenha sempre uma maneira de recarregar as energias: pode ser uma atividade que você gosta, amigos e/ou familiares com quem você possa desabafar diante dos problemas, ou até mesmo a ajuda de um profissional, mas é sempre importante ter uma maneira de renovar suas energias para enfrentar os problemas.
  • Mantenha sua confiança e auto estima: é fundamental acreditar sempre na sua capacidade de superar os problemas que vem pela frente.

Uma pessoa resiliente produz mais, é mais focada, mais leve e mais feliz. Sua resposta às adversidades é mais rápida, portanto, sai de um momento de crise com mais facilidade do que quem não tenha essa habilidade desenvolvida, encontrando maneiras de chegar ao seu propósito. E você, é uma pessoa resiliente?

As pessoas resilientes são mais produtivas, e para ajudar a potencializar essa produtividade, nós da PerfTracker podemos te ajudar! Quer saber como? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e conheça nossas funcionalidades!