O Líder do Futuro

Você sabe quais as características fundamentais para um líder de um futuro não tão distante?

Aquele líder que é o “chefe”, centralizador, conservador, burocrático e 100% focado em metas já é figura rara e está com seus dias contados no ambiente de trabalho daqui para frente. Estamos hoje presenciando uma mudança na gestão, que agora se baseia na confiança, descentralização e que dá autonomia aos seus colaboradores.

O líder do futuro requer uma série de habilidades que não constam no currículo.
O líder do futuro requer uma série de habilidades que não constam no currículo.

Para que você entenda quais as habilidades que se enxergam nos líderes do futuro, fizemos uma lista com elas:

  • Disruptivo: o novo líder tem que saber romper com antigos padrões, estar aberto e atento às inovações cada dia mais velozes. A tecnologia deve fazer parte do seu cotidiano e ele deve encorajar sua equipe a fazer o mesmo.
  • Jogo de cintura: os problemas vão sempre aparecer, isso é fato: seja um problema pessoal de um colaborador, um atrito entre colegas, ou até mesmo um problema relacionado ao seu produto. Mas saber conduzi-los de maneira dinâmica, é um diferencial. O líder precisa ser empático (como já falamos aqui), e entender que está lidando com pais, mães, maridos, esposas, que tem sua vida fora do trabalho.
  • Estar aberto ao diálogo: ouvir sua equipe, dar espaço para novas ideias é fundamental, conhecer quem está trabalhando ao seu lado, faz com que você estreite o relacionamento. Além disso, dar e receber feedback é uma ferramenta que deve ser utilizada para identificar erros, melhorar desempenho e desenvolver o crescimento e o aprendizado dos profissionais.
  • Ser inspirador: tomar a frente ao adotar uma postura de responsabilidade e espírito de equipe, é liderar pelo exemplo. A motivação e inspiração que o gestor traz para seus colaboradores faz com que eles trabalhem melhor, e seus resultados mostram isso.
  • Encorajar: um líder do futuro incentiva e faz com que seus liderados busquem conhecimento, que eles deem opiniões e que sejam questionadores, colaborando assim para que a equipe evolua e se desenvolva de maneira sólida.
  • Equilíbrio: nem chefe mandão, nem o amigo da galera. O líder tem que saber o momento de cada uma das posturas. Cada situação pede um direcionamento e um comportamento a ser adotado.
  • Não ter vaidade: cada dia mais as hierarquias dentro das empresas estão variando e se horizontalizando. O líder do futuro tem o papel de ser um facilitador, com o propósito de treinar, conduzir e estimular seu time em prol da companhia, portanto, saber dialogar e estar disposto a aprender, é um pressuposto.
  • Informado: estar atento ao que acontece é imprescindível. Os dados trazem problemas, tendências e oportunidades e eles podem ser informações de mercado, ou até mesmo de dentro da sua equipe. Saber ler isso como novos caminhos é uma qualidade valiosíssima.

Anotou? E você, está preparado para ser um líder do futuro? Se precisar de uma ajudinha, nós da PerfTracker temos a ferramenta para facilitar na gestão da sua equipe! Quer saber como? Acesse www.perftracker.com.br e confira!