Passo-a-passo da Inovação

Como colocar em prática a inovação dentro da sua empresa?

Já abordamos bastante o tema inovação aqui no nosso blog, explicando seu conceito e o porque ela fundamental para sua empresa. Mas como colocar isso na prática? Montamos um guia para ajudar a instalar essa cultura na sua companhia:

  • Comunique-se com seus colaboradores: para iniciar o processo de inovação é preciso que os funcionários saibam que a empresa está buscando inovar. E mais do que isso, é preciso saber qual direcionamento eles devem seguir, qual o objetivo da empresa, quais recursos e tecnologias serão disponibilizados, além de abrir um canal para que as ideias sejam ouvidas.
  • Separe um tempo para isso e divulgue nos canais da empresa: muitas vezes os funcionários estão imersos em suas atividades e não tem tempo para “pensar fora da caixa”. Seu tempo é tomado por seus deveres. Portanto, deixe claro que a empresa incentiva essa prática, que os colaboradores podem, e devem tirar um tempo de seu expediente para se dedicar à busca de soluções. Você pode deixar um tempo pré estabelecido onde os funcionários podem trabalhar em novas iniciativas, ou organizar palestras, workshops e concursos estimulando a prática, ou até mesmo deixar essa atividade livre.
  • Avalie os resultados: é fundamental que ao estimular a inovação na sua empresa, você avalie os resultados obtidos. Isso pode ajudar apontando se o direcionamento que você adotou está correto, se é preciso fazer alguma alteração, se o tempo utilizado por seus colaboradores está adequado, se os recursos e ferramentas estão pertinentes, entre outros. Você pode julgar se as vendas melhoraram, se as metas foram batidas, se houve geração de leads, entre tantos outros indicadores.
  • Reconheça o trabalho de seus colaboradores: se uma ideia de um funcionário foi eficaz e ajudou a empresa, seja obtendo resultados, mudando hábitos para melhor desempenho, ou até mesmo apontando problemas que não estavam nas pautas da companhia, é preciso reconhecer esse esforço. Deste modo o colaborador se sente estimulado a continuar nesse caminho. Você pode oferecer bônus, promoções, ou até mesmo algo simbólico como um troféu, mas não deixe de reforçar que as ideias inovadoras são sim, bem vindas!
Entenda como aplicar essa prática na sua empresa.
Entenda como aplicar essa prática na sua empresa.

Anotou as dicas? Então não espere para inovar, coloque esse conceito em prática na sua empresa! Nós da PerfTracker podemos te ajudar nesse processo! Quer saber como? Acesse nosso site www.perftracker.com.br e conheça nossas funcionalidades!