A Cultura Organizacional com Funcionários Remotos

A cultura organizacional tem espaço no trabalho remoto?

Um dos maiores receios da empresa para liberar o trabalho remoto, é se a cultura organizacional vai prevalecer. Que tal debater isso na sua companhia?

Cada dia mais importante nas empresas, a cultura organizacional, é um conjunto de valores e comportamentos pré estabelecidos que devem ser compartilhados e aplicados pelos colaboradores dentro do contexto empresarial.

A gestão dessa cultura é primordial, pois a partir dela que se balizam as ações, constroem as metas do negócio, e os diferenciais com relação aos concorrentes. Os colaboradores devem estar alinhados com a missão, visão e os valores, além de seguirem as regras de conduta, morais e éticas vigentes que refletem diretamente na satisfação dos clientes.

A cultura organizacional tem espaço no trabalho remoto?
A cultura organizacional tem espaço no trabalho remoto?

Mas e quando o colaborador não está trabalhando dentro do espaço físico da empresa? Como fica a disseminação destes hábitos?

O cotidiano claramente faz parte da solidificação dos conceitos já citados aqui no artigo. Então existe sim uma dificuldade maior para os funcionários em Home Office de ter contato com a cultura organizacional que deve receber uma atenção especial.

O investimento neste setor é fundamental através de treinamentos presenciais, materiais de apoio e reciclagens constantes para motivar o colaborador e fazer com que ele esteja sempre próximo e atualizado da cultura organizacional, e aplicando isso em suas atividades cotidianas.

Vale ressaltar que o gestor tem papel fundamental nesse elo. Dar atenção à maneira em que cada trabalhador se desenvolve, suas necessidades e seu desempenho é papel de todo dirigente para que as peças individuais funcionem no todo, como equipe. Além disso, ele deve manter-se alinhado a proposta da empresa para que possam cobrar a mesma atitude de seus subordinados.

E para te auxiliar no contato com o seu funcionário alocado remotamente, nós da PerfTracker temos a solução em nossa ferramenta. Quer saber mais? Acesse nosso site: www.perftracker.com.br para conhecer nossas funcionalidades e solicitar o seu mês grátis!