Oito dicas para evitar a Procrastinação

A procrastinação pode ser muito prejudicial no seu rendimento, mas como evitar esse comportamento?

Todo mundo tem aquele dia que acorda desmotivado, sem muita vontade de fazer suas obrigações, não é mesmo? Isso é normal, mas existem algumas pessoas que tem por hábito a procrastinação e deixam sempre para fazer sempre tudo em cima do deadline.

Mas você sabe o quanto isso pode ser prejudicial para você e sua empresa? A procrastinação pode ter como resultado o stress, o acúmulo de tarefas e entregas, perda de prazos, queda no desempenho de toda equipe, entre outros.

Conheça algumas dicas para evitar a procrastinação.
Como evitar a procrastinação?

Para te auxiliar a evitar esse hábito, listamos abaixo sete dicas para que você se organize e não adie seus afazeres:

  • Faça listas de seus afazeres: defina quais são suas prioridades e liste o que deve ser feito em ordem de entrega, por exemplo. Programar horário de início e de término para as atividades, também pode colaborar para que você não adie o que precisa ser feito.
  • Anote seu progresso: conforme for realizando seus deveres, vá ticando cada um deles, ou anote o que já foi feito, além de facilitar sua organização, isso vai te dar um gás para continuar.
  • Divida sua tarefa em etapas: se encarar aquela atribuição de uma só vez te assusta, ou causa um pouco de ansiedade, que tal dividir a tarefa em etapas? Isso vai te estimular e ajudar a desmistificar seus afazeres.
  • Controle suas entregas: tenha sempre em um lugar de destaque ou de fácil acesso para você, os seus deadlines. Com o prazo de suas entregas em mente, fica mais fácil distribuir suas tarefas no calendário.
  • Evite as distrações digitais: sabemos que é difícil desapegar daquela espiadinha no Facebook, no Instagram ou nos seus e-mails durante sua jornada. Porém, essa dispersão pode se prolongar. Você nunca se pegou perdido em quanto tempo passou navegando pelas suas redes sociais? Marcar um tempo para fazer isso pode ser a solução. Durante sua pausa, você tira 5 minutos para se atualizar. Assim você não fica por fora do que está acontecendo, mas não se perde nas suas demandas.
  • Aposte em recursos que te ajudem a concentrar: meditar antes do expediente te ajuda? E fazer alguns exercícios de respiração? Você gosta de trabalhar ouvindo música? Qualquer um destes artifícios é válido para ajudar a sua concentração e fazer com que seu trabalho renda melhor.
  • Faça pausas curtas: já falamos aqui no blog antes o quanto fazer pausas durante o expediente pode ser produtivo. Porém, estas pausas devem ser curtas, de 10 a 15 minutos no máximo, caso contrário, a pausa que deveria ser muito útil, pode dar vez para aquela preguiça.
  • Trabalhe com recompensas: o trabalho que você tem para fazer é muito chato? Está com um problema muito grande para resolver? Recompensar a si mesmo pode ser uma maneira interessante de manter o foco. Comer um chocolate, ouvir sua música favorita quando finalizar, tudo pode ser usado como uma maneira de incentivo.

Anotou as dicas? Elas vão ser muito úteis para te manter produtivo. E para te ajudar, nós da PerfTracker temos uma ferramenta que vai facilitar o seu expediente! Quer saber como? Acesse nosso site: www.perftracker.com.br para conhecer nossas funcionalidades e solicitar o seu mês grátis!