Não Tenha Medo da Inovação!

Certamente você já ouviu falar por aí sobre inovação, não é mesmo? Mas você sabe seu real significado? No que essa palavra implica? E ainda: devemos temer esse conceito? A seguir, esclarecemos essas dúvidas!

O Conceito

Vamos começar pelo conceito: o que é inovação? Segundo Christopher Freeman, é o “processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos”.

Essa definição é bastante abrangente, e depende principalmente, da maneira como é aplicada. Existem inúmeras maneiras de inovar: quando falamos de produto ou processo, estamos reconhecendo uma inovação tecnológica, mas podemos abordar também inovação com novos modelos de negócio, novos mercados, processos, fontes de recurso e até métodos organizacionais.

O conceito de inovação é bem simples
A inovação é um conceito que está aplicado no nosso cotidiano.

Colocando a Inovação em Prática

Mas e no nosso cotidiano? O que muda, afinal? Existem dois jeitos de sermos impactados pela inovação: de maneira incremental, que traz pequenas melhorias contínuas e não mudam o modelo de negócio ou a forma de consumir um produto ou de maneira radical, onde somos apresentados a modificações drásticas para o segmento de mercado.

O processo de inovação, em geral, começa pelas empresas. É através delas que as tecnologias, produtos e ideias chegam ao mercado. Hoje, é comum as companhias terem setores inteiros dedicados a esse processo, com áreas de pesquisa, desenvolvimento e laboratórios, não importa em qual segmento de atuação. Inovar agrega valor a empresa, e mesmo que momentaneamente a torna diferente das demais, criando vantagens competitivas.

A médio e longo prazo, esses benefícios se estendem à população: a inovação aumenta o acesso ao mundo globalizado, possibilita o aumento da geração de emprego e renda, além das facilidades que podem ser observadas em novos produtos ou novos processos.

A PerfTracker está Pronta para te Ajudar a Inovar

Inovar é a palavra de ordem, e nós da PerfTracker estamos alinhados com esse movimento! Nossa ferramenta oferece uma nova maneira de gerir seu tempo, e aumentar sua produtividade. Saiba mais em www.perftracker.com.br