A resistência ao Home Office está com os Dias Contados

O que muitos dizem ser o regime de trabalho do futuro, já ganhou seu espaço. O Home Office é uma realidade!

Em uma Era onde falamos cada vez mais de qualidade de vida, de economia compartilhada ou de sustentabilidade, nada mais normal que a jornada de trabalho também se adeque a novos formatos. No Brasil, assim como no mundo todo, o que se apontava como o regime de trabalho do futuro, já chegou, especialmente após a reforma trabalhista aprovada em 2017.

O projeto de lei aprovado pela Câmara e pelo Senado foi sancionado em 13 de julho de 2017 pelo presidente Michel Temer e trouxe algumas colocações específicas para quem trabalha em casa, que até então, não eram tratadas pela legislação. Hoje, a lei brasileira trata o home office sem distinção do trabalho presencial na empresa. Com algumas ressalvas específicas, o trabalhador tem sim os mesmos direitos que os demais, como remuneração, férias, 13˚ salario, verbas rescisórias e etc.

Fim da resistência

No Brasil, ainda estamos um pouco atrás nas estatísticas: cerca de 45% das empresas tem práticas de trabalho flexível ou home office, sendo que no mundo, 77% é a média. Mas, as grandes empresas já se renderam a esse regime e não se arrependem, pelo contrário! Cada vez mais aumentam o número de colaboradores trabalhando a distância.

 

O Home Office pode trazer muitos benefícios
O Home Office já é uma realidade

Todos saem ganhando!

Pode ser por economia na empresa, ou pela opção da qualidade de vida do funcionário, o trabalho remoto é uma realidade. A empresa SAP, uma consultoria especializada em RH, realiza uma pesquisa a cada dois anos, e na última consulta, teve como resultado um aumento de 50% no número de empresas que aderiram ao home office, sendo que o aumento da formalização dessa prática foi de 28%. Os países que lideram no número de profissionais trabalhando nesse regime são Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. No Brasil, a cidade de São Paulo lidera esse ranking.

O home office pode trazer muitos resultados positivos tanto para a empresa, quanto para o colaborador. Entre eles, podemos destacar:

  • Redução de custos fixos para as companhias;
  • Otimização dos espaços nas empresas;
  • Amenização nos impactos ambientais gerados;
  • Aumento da qualidade de vida do funcionário e diminuição do stress;
  • Diminuição no tempo de deslocamento até o trabalho;
  • Aumento da produtividade.

Nós te ajudamos a viver o futuro

Vislumbrando esse futuro, nós criamos a PerfTracker, uma ferramenta simples que auxilia na gestão de times alocados em home office. Temos como missão aproximar o gestor da sua equipe, não importa a distância que os separa. Quer saber mais como funciona nosso software? Entre em contato conosco e solicite um mês de utilização grátis! Acesse: www.perftracker.com.br