Sono x Produtividade

Uma boa noite de sono tem muito impacto no nosso cotidiano e na nossa produtividade.

O sono é uma importante ferramenta para regular o nosso organismo e isso não é novidade para ninguém, certo? Mas o que você provavelmente não parou para pensar é no quanto o sono pode afetar na sua produtividade, não é mesmo?

Foi-se o tempo que o jargão “trabalhe enquanto eles dormem” era um ideal a ser atingido. Ou o “dormir é para os fracos”. Cada vez mais sabemos que para alcançar nossas metas e objetivos, é preciso de pausas, descanso, férias e de um cotidiano que englobe horas regulares de sono. A privação de sono ou um sono de má qualidade pode gerar sinais de cansaço como falta de concentração, irritabilidade, stress, além de diminuir a imunidade, deixando-nos mais vulneráveis a ação de vírus e bactérias, por exemplo. O sono além de nos dar a oportunidade de descansar, também é regenerativo e facilita processos fisiológicos para o nosso corpo e mente.

Os custos para as empresas são muito altos com a má qualidade do sono de seus colaboradores. Em pesquisa realizada nos Estados Unidos, foi revelado que as companhias tem que arcar com mais de US$90 bilhões todos os anos com perdas causadas pela insônia. Ela é o fator responsável por 7% de todos erros e acidentes de trabalho e por 24% dos custos relacionados e eles. Ainda nessa pesquisa, foi descoberto que a falta de sono faz com que cada colaborador perca cerca de 11,3 dias de trabalho no ano.

Separamos aqui para te ajudar, algumas dicas dadas pela Associação Brasileira do Sono (ABSONO) para melhorar a qualidade do seu descanso:

  • Estabeleça uma rotina para que seu corpo compreenda a dinâmica do seu dia a dia e saiba qual horário de estar alerta e qual momento de repousar.
  • Busque locais para trabalhar com incidência de luz natural.
  • Evite dispositivos como celular, televisão ou outros equipamentos uma hora antes de dormir. Experimente trocar por uma boa leitura.
  • Verifique se o seu colchão e travesseiros são adequados e colaboram com a sua noite de sono.
  • Pratique regularmente atividades físicas e busque uma alimentação balanceada.
  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas, cigarros ou estimulantes como cafés, chá preto ou energéticos ao menos uma hora antes de deitar.
  • Use e abuse de ferramentas como meditação, yoga, alongamento e outros recursos que possam te ajudar a relaxar o corpo e ir desligando a mente.
  • Caso enfrente dificuldades para dormir, não hesite em procurar alternativas como terapias holísticas ou florais. Em caso de persistência da insônia, busque ajuda médica.

E aí, anotou as dicas? E seu sono, está impactando seu cotidiano? E o seu time? Entenda de perto como está a produtividade da sua equipe através da nossa ferramenta. Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores para te apresentarmos nossas soluções.

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