Você sabe o que é Process Mining?

Process mining é um termo que vem sendo muito utilizado. Você conhece?

Process mining, ou mineração de processos, é uma técnica recente que vem sendo utilizada e muito comentada, que tem como principal objetivo investigar, monitorar, mapear e aprimorar processos, extraindo informações que ajudam a compreender uma empresa com seus fluxos de atividade.

O process mining é uma metodologia que consiste basicamente em uma engenharia reversa. Olhando de trás para frente os processos da companhia, com o intuito de otimizar os mesmos. Com técnicas como data Science e inteligência artificial, os resultados desse mapeamento, mostram de uma forma prática como cada processo é executado dentro da empresa.

Esse método oferece insights extremamente ricos e ações relacionadas à aprendizagem de máquina o que garante muito mais segurança para a tomada de decisões e implantação de processos novos mais eficientes.

Diferente do BI, que tem como objetivo apontar o que há de problema em um processo, o Process Mining evidencia a causa, a raiz da ineficiência que prejudica tempos e custos, além de importantes informações de o porquê está acontecendo, revelando gargalos, retrabalhos e desvios.

O Process Mining está dividido em três pilares:

Descoberta: a partir das informações extraídas do sistema da empresa, são criados os modelos de processos de forma automática.

Conformidade: os processos reais são comparados com modelos previamente estabelecidos, com o intuito de identificar e diagnosticar pontos chave de problema no andamento da empresa.

Melhoria: com base no que acontece na prática, são obtidos insights que se transformam em soluções para estabelecer e melhoria contínua do processo.

Entre os principais benefícios que podem ser citados na aplicação do Process Mining, temos: os processos mais eficientes, a melhoria contínua de processos, redução dos custos operacionais e uma visão clara de futuro. E você, já mergulhou nos processos da sua empresa? Sabe onde estão as dores e necessidades de melhoria? Aqui na Evope nós podemos te ajudar! Acesse nosso site www.evope.com.br , conheça nossas funcionalidades e entre em contato com um de nossos especialistas.