A Importância do Reconhecimento

O reconhecimento pode alavancar a produtividade do seu time

Reconhecimento, no dicionário tem como significado: ato ou efeito de reconhecer, admitir como verdadeiro – reconhecimento de um direito e tem como sinônimo congratulação, agradecimento, consagração. Mas o reconhecimento no dia a dia, principalmente quando estamos falando no ambiente corporativo, tem muito mais significado que isso.

O reconhecimento de um bom trabalho ou de um bom desempenho, é fundamental para motivar e engajar a equipe, uma vez que esse é um fator determinante no quesito produtividade do time: quando reconhecidos por um bom trabalho, ideias ou atitudes os colaboradores se sentem mais confiantes e motivados, o que impacta diretamente na sua produtividade.

E esse reconhecimento não precisa ser necessariamente financeiro: ele pode vir como um gesto da liderança, por exemplo de um elogio, uma homenagem ou similares. Segundo pesquisa elaborada pela Psychometrics, que perguntou aos colaboradores “O que os líderes poderiam fazer para melhorar seu engajamento?”, 52% responderam “dar reconhecimento”. A mesma pesquisa demonstrou que exaltações e elogios vindos dos gerentes foi eleito como o maior motivador não financeiro para melhorar a performance dos colaboradores, com 67% das respostas.

Uma outra pesquisa, desta vez da Gallup, mostrou que colaboradores que sabem que terão reconhecimento pelo seu bom trabalho tem um maior incentivo de fato para realizá-lo. A pesquisa apontou quem há um aumento de 60% no engajamento dos colaboradores que têm uma gerência com uma cultura forte e eficiente de reconhecimento. E pelo outro lado, 65% dos colaboradores que deixaram seus empregos, não se sentiram devidamente reconhecidos.

O reconhecimento é um forte aliado na produtividade do seu time.

Além do aumento da produtividade, a recognição pode ter outros impactos positivos dentro da companhia, tais como: melhor clima organizacional, retenção de talentos, maior segurança para propor novas ideias, mais liberdade para desenvolvimento de produtos inovadores e um outro fator muito importante como o melhor atendimento ao cliente.

E na sua empresa? Como está a gestão e recompensa do seu time? Para entender melhor esse cenário, nós da Evope temos uma ferramenta que pode ser uma poderosa aliada para que você gerencie sua equipe e possa fazer os devidos reconhecimentos. Quer saber mais sobre ela? Acesse nosso site www.evope.com.br e fale com um de nossos consultores.