Planejar uma nova Era

Planejar o próximo ano é preciso, mas temos pela frente um novo momento

Planejar o novo ano em qualquer empresa é um trabalho primordial quando passamos a marca do último trimestre. Inúmeras decisões são feitas nesse momento que definem os objetivos, orçamento e metas para o ano que vem pela frente. Todo ano esse ritual é um praxe, porém, para 2022 é preciso executar esse planejamento levando em conta uma série de mudanças que a pandemia nos trouxe e que certamente vai nos deixar como um legado.

A pandemia acelerou transformações que estavam sendo desenhadas há tempos nas empresas, mudou comportamento, relações e hábitos. Com o avanço da vacinação e a diminuição dos índices de contágio pelo Brasil e pelo mundo, para planejar 2022 é preciso considerar uma Era Pós-Pandemia no horizonte, englobando todas as transformações que fizemos.

Planejar o novo ano para empresas é sempre muito importante. E agora, com o fim da pandemia no horizonte, esse pode ser um momento decisivo.

Para te ajudar nessa missão, listamos abaixo quatro tendências importantes pós-covid:

Digitalização: o que era um projeto para muitas empresas teve que ser acelerado e se tornar realidade o quanto antes, afinal, o trabalho remoto teve que ser implantado de uma hora para outra, mas as rotinas e processos não puderam deixar de ser feitos. Com a melhora da pandemia, para 2022, é preciso estabelecer a digitalização como uma realidade de uma forma estruturada, sem improvisos e levando em conta os aprendizados desse período.

Aprendizagem contínua: vimos durante a pandemia o quanto é importante manter o desenvolvimento constante. Fomos cercados por uma série de conteúdos muito ricos, muitos deles gratuitos, de fácil acesso online e essa tendência veio para ficar. E as empresas devem estimular e colaborar com esse desenvolvimento: para que eles se mantenham atualizados, preparados e competitivos com o mercado. Segundo uma pesquisa da Josh Bersin, empresas que alimentam o desejo de aprender em seus funcionários, tem 30% mais chances de serem líderes de mercado. Lembra que falamos desse assunto por aqui?

Ambidestria: a ambidestria no mundo dos negócios é um termo que surgiu recentemente. O seu conceito mostra que é preciso manter o foco ne eficiência da operação, na mesma medida que se é preciso olhar para o futuro e planejar ele. Vimos que empresas que já tinham um direcional melhor para o futuro e sua operação bem estruturada passaram melhor por essa tempestade que foi a pandemia.

Trabalho híbrido: muito falamos a respeito do trabalho remoto, do home office – mesmo antes do covid-19 – porém, essa tendência se transformou para o trabalho híbrido. A pandemia nos privou do contato com pessoas e muitas pesquisas internas em empresas apontaram que a maior falta que os colaboradores sentiam no trabalho em casa é do contato com colegas e convivência. Por isso, muitas empresas redesenharam o modelo 100% remoto que vinha sendo produtivo, para um modelo híbrido para equilibrar também a parte social que é muito importante.

Anotou todas as macro tendências? Elas podem ser muito úteis na hora de planejar mais um ano para sua empresa. E nós da Evope podemos te ajudar a ter um ano mais produtivo com a nossa ferramenta. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores através do nosso site www.evope.com.br  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A  cresceu. Agora somos a , focados na evolução de pessoas e integração de times.