Tendências pós pandemia

A pandemia de COVID-19 mudou o mundo. Mas quais tendências que vieram com ela que vão ficar quando tudo isso passar?

As tendências que a pandemia do coronavírus trouxe certamente deram um chacoalhão no nosso status quo. Seja no comportamento, na tecnologia, no consumo, nas relações humanas. Tudo mudou e muitos dizem que nada mais será como antes.

Mas quais das tendências vão seguir em voga quando esse momento passar? O que o futuro nos reserva? É difícil cravar com toda certeza, ainda mais com as mudanças tão rápidas que temos experenciado diariamente, mas especialistas nos dão uma luz do que pode nos esperar quando isso tudo passar. E nós selecionamos algumas delas aqui para vocês:

Que a pandemia mudou o mundo nós já sabemos. Mas quais tendências que vieram com ela que vão se manter quando tudo melhorar?

-Conectividade: estarmos conectado nunca foi tão importante quanto agora. A tecnologia mais do que em qualquer momento tem que estar a nosso serviço, precisamos estar conectados e próximos, mesmo que longe.

-Trabalho e educação online: o que antes eram ensaios e projetos futuros, viraram realidade de um dia para o outro. E as empresas e escolas que duvidavam do modelo remoto não tiveram escolha a não ser aderir e colocar em prática o ensino e/ou trabalho online. E com o fim da pandemia a tendência é que muitas escolas e empresas continuem com esse modelo – talvez não 100%, podendo usar de modelos híbridos – mas a certeza é de que ficar horas no trânsito para ir trabalhar todos os dias em um escritório sendo que existe a possibilidade de fazer isso em casa, não vai mais acontecer.  

-Encapsulamento: Como citado no item anterior, muitos mesmo com a vacinação, controle da pandemia e volta a “normalidade” muitos ainda vão optar por seguir em casa, dado a qualidade de vida, mais tempo com a família, mais tempo para se dedicar a nós mesmos.

-Reconfiguração de espaços: a pandemia mudou completamente a maneira como nos relacionamos com os espaços que convivemos. E a tendência é que isso não mude mesmo com a diminuição dos casos de COVID: as pessoas ainda não terão segurança para permanecer em locais cheios, fechados, e com alta circulação de pessoas. Por isso, se adaptar será extremamente necessário, especialmente para lugares como bares, academias, coworkings etc.

-Solidariedade: a pandemia, paradoxalmente nos aproximou. Nos mostrou que somos humanos e frágeis, e a família ganhou um protagonismo nunca antes visto. E com esse direcional mais humano, a solidariedade aflorou: quem não ouviu falar em alguma história de vizinhos se disponibilizando para ir no supermercado para idosos? Quem não ouviu sobre vaquinhas para pessoas que perderam emprego? Esse despertar da solidariedade tende a seguir forte como comportamento.

-Novos modelos de negócios: com as mudanças que enfrentamos, muitos negócios não fazem mais sentido, enquanto outros emergiram nesse momento de necessidade, mesmo grandes e tradicionais e empresas não estão garantidas. Setores como automotivo, combustível, turismo podem ficar em desvantagem. Já empresas nos ramos de saúde e bem-estar, e-commerce, serviços à distância podem sair na frente na corrida.

Estes são apenas algumas das tendências que os especialistas apontam para o nosso futuro. Mas o mais importante é estar preparado para elas. Sua empresa está? Nós da PerfTracker podemos te ajudar com isso! Quer saber como? Acesse www.perftracker.com.br e entenda como!