Planejamento: tornando metas realidade

O planejamento virou uma das ferramentas mais importantes, quase que uma habilidade de sobrevivência.

Planejamento: ato ou efeito de planejar. Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação. Planejamento ou planeamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina.

Todo planejamento começa a partir de uma ideia, e dentro deste raciocínio temos uma formulação estrutural: imaginamos, em seguida temos o pensamento, as ideias, os propósitos e os objetivos definidos (ou as vezes, nem tão bem definidos assim).

Muitos profissionais e empresas ainda precisam se conscientizar de quão importante o planejamento é no dia a dia. Se planejar é a melhor maneira de visualizar o cenário atual, o cenário desejado e estimular o desenvolvimento para que atinja este novo patamar. O planejamento é fundamental para apontar quais os pontos de melhoria, e quais os pontos fortes que devem ser potencializados, afim de definir quais estratégias devem ser adotadas e caminhos seguidos em determinada situação.

Um planejamento de sucesso deve envolver a capacidade de combinar as condições internas (sejam elas financeiras, disponibilidade de tempo, know how, etc) com as condições do ambiente (seja a situação do mercado, as empresas parceiras, clientes, fornecedores, entre outros) para tornar sua meta factível.

O planejamento é uma ferramenta ótima para ser implantada no seu cotidiano.

O planejamento acontece com um processo que tem três pontos de uma análise macro: a situação atual – onde você mapeia o momento em que se encontra, quais as ferramentas que tem em mãos e o que precisa para chegar até seu objetivo; a situação futura – nesta etapa de análise, você deve colocar a situação a qual você (ou a empresa) quer estar no futuro pode ser a curto ou a longo prazo; e por fim, como alcança-la – o que é necessário para alcançar a meta, quais recursos serão necessários.

Detalhamos abaixo cada etapa para tornar seu planejamento real:

  1. A análise do cenário deve ser feita com o maior cuidado e com o máximo de informações possíveis, sejam elas internas ou externas. Neste momento, devem ser colocados em foco os pontos fortes e fracos que você e/ou sua empresa tem, quais as variáveis a favor e contra a realização do objetivo e também quais as ferramentas e recursos que estão em suas mãos para chegar no ponto desejado.
  2. Já na definição dos objetivos, as informações recolhidas na primeira etapa do processo são utilizadas para definir metas. Estas metas devem ser tangíveis, e de preferência, quantificáveis, desta forma, fica mais fácil entender se você está caminhando na direção correta e fazer correções de rota, sempre que necessário.
  3. Por fim, a definição de estratégia, é o momento onde você vai mapear de qual maneira vai desenvolver o trabalho, usando as ferramentas das quais você dispõe, tendo em vista o cenário em que se encontra para chegar no objetivo desenhado.

Parece complicado não é? E pode ser. O planejamento é uma ferramenta complexa, mas de fundamental importância no nosso dia a dia para uma boa gestão. Ele pode ser usado para estabelecer das menores até as maiores metas e torna-las mais possíveis de serem realizadas.

A tecnologia, pode ser uma forte aliada do planejamento. Ela nos possibilita mapear os cenários de maneira mais rápida e precisa, além de fazer diagnósticos muito detalhados de procedimentos que podem ser otimizados para alcançar os objetivos desenhados. Além disso, a tecnologia é um recurso que pode reduzir o orçamento do seu plano significativamente, uma vez que ela pode processar dados ou realizar tarefas, que uma pessoa levaria muito tempo para fazer, potencializando os resultados.

E, como citamos anteriormente, para chegar nas metas desenhadas, é preciso estar preparado, com os recursos e ferramentas necessárias à disposição para “fazer acontecer”. E nesta parte, nós da PerfTracker podemos te ajudar. O nosso software oferece uma inteligência que pode, por exemplo, entender qual processo você executa de maneira repetida e constante e fazer por você, desta maneira, você pode se dedicar à funções que exijam mais do seu foco. Ficou interessado? Então entre em contato conosco, um de nossos especialistas pode te mostrar o quanto nossa ferramenta pode somar à sua produtividade. Acesse o site www.perftracker.com.br e saiba mais.